Logo Folha de Pernambuco

Lula no Recife entre cotoveladas e caneladas

Hoje vai ser dia de cotoveladas e chutes nas canelas durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Recife. Políticos do PT e do PSB deverão disputar um espaço ao lado de Lula aos empurrões. Sair na foto com ele será quase obrigatório.

O grande ato do presidente será no ginásio do Geraldão, onde a festa foi organizada e patrocinada pelo PSB – e onde o prefeito do Recife, João Campos, será o grande anfitrião. Mas os socialistas torceram o nariz com a informação de que Lula vai participar de um almoço no Palácio do Campo das Princesas, oferecido pela governadora Raquel Lyra (PSDB).

Não se esperava ao contrário, já que o presidente tem separado visitas institucionais de política. Por onde tem passado, é protocolo. Mas isso é política, e mesmo Raquel recebendo bolsonaristas no governo, se Lula puder acaba a festa.

Quem também deve dar as caras é a ex-deputada Marília Arraes (SD) que, conforme a coluna disse ontem, tem amado mais Lula do que é amada por ele. Portanto, não custa passar para um “oi, querido” e, quem sabe, ser agraciada com o lugar ao sol que teima em não lhe ser oferecido. O resto é história que a gente vai contar depois.

Novo presidente

O deputado estadual Antonio Coelho foi escolhido, por unanimidade, para comandar o diretório municipal do União Brasil (UB) em Petrolina. O parlamentar terá ao seu lado, como vice-presidente, o prefeito Simão Durando, além de contar com o apoio dos demais integrantes da chapa vencedora. A eleição do diretório do UB em Petrolina ocorreu durante a convenção municipal, realizada no último dia 10 de março, na sede do próprio partido. Com a realização da convenção municipal, o UB em Petrolina deixou a condição de comissão provisória. Agora à frente do diretório municipal, Antonio Coelho apontou a eleição recente como um momento de grande importância para o partido.

Pelas estradas

O deputado João Paulo Costa (PCdoB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para repercutir a indicação que apresentou, pedindo a requalificação da PE-430, que liga São José do Belmonte (Sertão Central) ao Estado do Ceará, e da PE-361, que liga o mesmo município ao Estado da Paraíba. “Estive em São José do Belmonte nesse final de semana e pude constatar as péssimas condições das PEs 430 e 361. A PE-430 possui 42 quilômetros de extensão, onde circulam mais de 10 mil veículos diariamente. Infelizmente, de 2016 a 2022, o número de vítimas fatais no trecho, somando os acidentes ocorridos na PE-361, chegaram a quase 50 mortes, segundo dados da Delegacia de Polícia de São José de Belmonte. É importante que o governo do Estado tenha uma atenção especial para essas estradas, que são tão importantes para o escoamento da produção“, cobrou.

Sem lixões

A coluna falou muito sobre isso e Pernambuco agora tem um novo Marco Zero. O Estado alcançou a meta de zerar o número de lixões a céu aberto nos seus 184 municípios. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) vinha jogando duro ao longo dos últimos 10 anos para eliminar os lixões, juntamente com as instituições parceiras, Ministério Público (MPPE), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

Veja também

Futura equipe de Trump denuncia 'ameaças'
EUA

Futura equipe de Trump denuncia 'ameaças'

Fernanda Torres defende que não é ''nepo baby''; entenda o termo
CINEMA

Fernanda Torres defende que não é ''nepo baby''; entenda o termo

Newsletter