Logo Folha de Pernambuco

Mais eleitores que moradores, a curiosidade eleitoral de Pernambuco

Os 184 municípios de Pernambuco e mais o arquipélago de Fernando de Noronha responderam ao questionário do Censo 2022, que foi divulgado semana passada pelo IBGE.

O fato novo, além dos números, foi a constatação de que ao menos dez municípios de Pernambuco possuem mais eleitores que moradores. Os números são interessantes. Joaquim Nabuco: 13.565 (eleitores)/ 13.269 (população); Itacuruba: 4.309 (eleitores)/ 4.284 (população); Vertente do Lério: 7.761 (eleitores)/ 7.558 população (Brejinho): 7.875 (eleitores)/ 7.720 (população); Maraial: 9.402 (eleitores)/ 9.539 (população); Calumbi: 6.690 (eleitores)/ 5.228 (população); Fernando de Noronha: 3.415 (eleitores)/ 3.167 (população); Salgadinho: 7.301 (eleitores)/ 5.727 (população); Terezinha: 6.628 (eleitores)/ 6.513 (população); Tuparetama: 8.039 (eleitores)/ 8.005 (população); Solidão:  5.597 (eleitores)/ 5.210 (população); e Maraial: 9.402 (eleitores)/ 9.539 (população).

Como isso acontece? cidadãos que migram para outros municípios a trabalho, estudo ou até para constituírem famílias, mas não rompem os laços.

A pesquisa mostra que isso tem se revelado mais normal do que parecia. Não é raro, durante a campanha eleitoral, encontrarmos candidatos fazendo campanha em determinados locais de municípios próximos. Na política é assim.

Viagem de negócios

O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, e a deputada estadual Socorro Pimentel foram a São Paulo e Minas Gerais para conhecer experiências bem-sucedidas e aplicá-las no município. A missão envolveu visitas estratégicas e reuniões com autoridades locais e cooperativas de reciclagem. Em Belo Horizonte, por exemplo, Raimundo e Socorro Pimentel se reuniram com executivos da Santa Bárbara Empreendimentos Imobiliários. O encontro teve como objetivo viabilizar a instalação de uma unidade do Novo Atacarejo em Araripina. Um investimento de mais de R$ 30 milhões, que vai impulsionar a economia local e proporcionar mais de 200 empregos diretos. As visitas ainda envolveram os setores de Zona Azul e de reciclagem.

Em defesa das entidades

Na Semana do Cooperativismo, iniciada no último dia 1º, o primeiro-secretário e deputado estadual, Gustavo Gouveia (Solidariedade), protocolou três projetos de Lei buscando defender e beneficiar a categoria. Dentro da Alepe, também foi criado um grupo de trabalho intersetorial, composto por catadores e especialistas, visando solucionar as questões relativas a cooperativas e associações que trabalham com materiais recicláveis. Um dos projetos protocolados, de nº 898/2023, isenta o IPVA dos veículos utilizados no trabalho dos catadores ou de propriedade de suas organizações. Já o de nº 895/2023, estabelece uma “Bolsa Reciclagem”, a ser paga pelo Estado, que deve ser utilizada para fardamento e comercialização de materiais recicláveis. Por fim, o projeto de nº 897/2023, trata de critérios para distribuição do ICMS aos municípios.

A bronca da PE

A governadora Raquel Lyra (PSDB) não deverá ter sossego, a exemplo do seu antecessor, Paulo Câmara, em relação às cobranças da Comissão Permanente ‘Todos Pela PE-630’. Na mais recente visita de Raquel ao Sertão do Estado, ela pôde sentir o que a aguarda. A comissão não gostou nem um pouco de saber que a prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti (PSB), não teve direito a falar durante evento administrativo da governadora em Lagoa Grande (PE). Foi preciso o prefeito Vilmar Cappellaro solicitar da governadora a presença de Josimara ao lado dele, no encontro, mas sem que ela se pronunciasse no evento.

Veja também

Newsletter