Logo Folha de Pernambuco

Mais um cassado por cota de gênero

Marcos Alexandre Soares de Almeida, o vereador mais votado de Goiana, na Zona da Mata Norte, foi mais um que teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido a uma fraude à cota de gênero cometida pelo Partido Social Democrático (PSD). Eleito com 1.419 votos, Xande da Praia foi o único vereador eleito pelo PSD em 2020, mas o partido não cumpriu a exigência de 30% de candidaturas femininas, conforme apontado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Pernambuco.

Xande da Praia manifestou descontentamento com a decisão, afirmando que é injusto que ele seja responsabilizado pela falta de candidaturas femininas do partido. Tentando tirar o seu da reta, ele argumentou que não controla a formação das chapas e que muitas mulheres que inicialmente se comprometem a ser candidatas acabam não concretizando suas candidaturas. Apesar da cassação já no final do mandato, ele destacou que não foi declarado inelegível, o que lhe permite disputar futuras eleições. É o tal do “nem doeu”.

Novo candidato

Em Araripina, no Sertão do Araripe, Evandro Alencar, ex-presidente do CREA-PE, foi anunciado como pré-candidato a prefeito pelo Partido Liberal (PL) para as eleições de 2024. Pertencente a bancada Bolsonarista, Alencar destacou a importância de pensar no futuro de Araripina e criticou a situação atual do país. Afirmou que a Direita tem as melhores pautas para a dignidade das pessoas e que os candidatos serão escolhidos internamente no momento adequado.

Enquanto isso, o PDT local enfrenta disputas internas sobre a convenção partidária. Lucas Amorim, presidente da Executiva Municipal do partido, esclareceu que apenas membros da comissão provisória e vereadores em mandato têm direito a voto na convenção, corrigindo informações sobre uma suposta vantagem do vice-prefeito Evilásio. Amorim informou que o prefeito Raimundo Pimentel conta com seis votos, contra cinco de Evilásio, e reforçou que a escolha do líder da bancada na Câmara é feita pela direção municipal do partido.

Vai recuar?

A disputa pela Prefeitura de Camaragibe (PE), na Região Metropolitana, está em constante movimento, com o cenário político local se transformando rapidamente. Diego Cabral, pré-candidato da gestão atual, enfrenta resistências de partidos como Solidariedade, Agir e PMB, que condicionam seu apoio ao PSB lançar um candidato próprio. O PSB, por sua vez, está considerando essa possibilidade, o que poderia enfraquecer ainda mais a posição de Cabral, já fragilizada por pesquisas desfavoráveis e apoio interno incerto. A eventual decisão do PSB poderá reconfigurar alianças, com potencial para fortalecer a campanha de Jorge Alexandre e da governadora Raquel Lyra, trazendo expectativas para os próximos passos na política local.

Veja também

Trégua no Paquistão após confrontos entre sunitas e xiitas deixarem mais de 80 mortos
MUNDO

Trégua no Paquistão após confrontos entre sunitas e xiitas deixarem mais de 80 mortos

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday
BLACK FRIDAY

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

Newsletter