Logo Folha de Pernambuco

Mano Medeiros consolida liderança em Jaboatão e tem apenas um vereador na oposição

Mano Medeiros assumiu o cargo de prefeito de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, há quase um ano e três meses com a missão de suceder a Anderson Ferreira (PL), que se credenciou a candidato a governador. Com estilo próprio, Mano começa a consolidar sua liderança política e alcançou um feito que poucos gestores conseguem, principalmente em cidades de grande porte: dos 27 vereadores de Jaboatão, 26 fazem parte da base do governo na Câmara Municipal.

Ontem, Mano conseguiu reunir todos os 26 aliados na casa legislativa para tratar de questões da cidade, e ouviu de todos eles que estão “fechados” com sua gestão. Isso dá muita tranquilidade ao prefeito, neste ano, para que em 2024 dispute as eleições com uma base bem consolidada. As andanças diárias de Mano nas ruas de Jaboatão vêm dando resultado junto à população. E um dos sintomas positivos é justamente o interesse dos vereadores estarem colados nele.

O clima favorável em favor de Mano já garantiu também a antecipação de apoios partidários e, consequentemente, interesses na vaga de vice. Mas Mano vem se mostrando paciente neste quesito, e deve aguardar o tempo certo chegar para escolher quem vai compor a chapa.

Ninguém tem dúvida do quanto é governar Jaboatão. Uma cidade com a segunda maior arrecadação do Estado, mas tem várias características diferentes. E Mano está conseguindo identificar cada situação, conversando olho no olho com os moradores.

Festejou

Depois de passar por Petrolina, a governadora Raquel Lyra (PSDB) foi curtir o São João de Araripina e estreitou laços institucionais com o prefeito Raimundo Pimentel (UB), a deputada Socorro Pimentel (UB) e lideranças da região. Durante os festejos, a chefe do Executivo Estadual elogiou a iniciativa da prefeitura e reforçou sobre os investimentos do Estado nesse período junino.

Cobrou

A situação atual do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) motivou discurso do deputado Luciano Duque (Solidariedade) esta semana na Alepe. O parlamentar denunciou o sucateamento do órgão de pesquisa e extensão agrícola, e cobrou investimentos do Governo. Segundo Duque, o IPA está “sucateado e agonizando”, e carece de recursos para materiais de expediente e limpeza, e custeio dos mais diversos serviços em todo o Estado.

Animado

Em Caruaru, no Agreste, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) anunciou agora que as pessoas que recebem o benefício de patrimônio vivo merecem mais cuidado e devem ter os seus valores reajustados. A remuneração será de um salário mínimo, que será reajustado anualmente. O prefeito afirmou ainda que, já a partir do ano que vem, todas as atrações que abrirão ou encerrarão o São João caruaruense serão locais. O gestor disse que já conversou com os vereadores e deverá mandar esses dois projetos para votação, para que virem lei municipal.

Veja também

Newsletter