Logo Folha de Pernambuco

Medo e tensão em São João

A cidade de São João, no Agreste Meridional, está em choque com o assassinato do vereador Renato Virgulino Rodrigues (Republicanos), ocorrido ontem (12), na zona rural do município. O crime, em plena luz do dia e na porta da residência do parlamentar no Sítio Mata da Cinza, provocou uma onda de temor entre os moradores, que não falam em outra coisa.

A execução repercutiu rapidamente, levando o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), a cobrar agilidade nas investigações. Em nota, Porto lamentou a perda da aliança e reforçou a necessidade de esclarecimentos rápidos sobre o caso. Segundo o parlamentar, a apuração precisa ser rigorosa para identificar e punir os responsáveis, em respeito ao vereador que exercia uma liderança ativa em favor da população de São João.

Ainda sem motivações esclarecidas, o assassinato do vereador de São João expõe as fragilidades na segurança pública do Agreste, onde a violência já impõe sua marca.

O silêncio sobre os autores e as razões desse crime aumentam a tensão e desafiam as lideranças locais, que agora precisam lidar com um medo coletivo e com a sensação de impunidade que, mais uma vez, ecoa entre os moradores.

Transição

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou a oito prefeituras, incluindo Itacuruba  e Arcoverde (no Sertão), que organizem comissões de transição, estabelecendo o que parece uma tentativa de garantir a continuidade na gestão pública em meio a mandatos em fase final. Com prazo de cinco dias para algumas dessas cidades, as equipes mistas deverão incluir representantes da atual e da nova gestão, a fim de garantir que informações essenciais não se percam no meio ao processo. A medida é respaldada pela Lei Complementar Estadual nº 260/2014 e visa a evitar uma interrupção nos serviços essenciais à população.

Reconhecimento e cobrança

O deputado Luciano Duque (SD) celebrou na Alepe a premiação concedida ao Hospital do Sertão Governador Eduardo Campos (HEC), de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, pelo atendimento de qualidade a pacientes com AVC – certificação emitida pela Angels WSO Gold com apoio da World Stroke Organization (WSO). Embora o reconhecimento reforce a importância regional do HEC, Duque aproveitou a ocasião para reiterar pedidos de investimentos e infraestrutura: “solicito apoio da bancada federal pernambucana para aquisição de um aparelho de ressonância magnética e defendeu a inclusão de cirurgias neurológicas no hospital, destacando que o reforço seria crucial para atender com eficiência os 35 municípios atendidos pelo HEC, sem necessidade de deslocamento para a capital”.

Água para todos

O deputado Fabrizio Ferraz (SD) pediu ao governo estadual que ampliasse o alcance do Programa ‘Águas de Pernambuco’ para incluir mais municípios do Sertão, Agreste e Zona da Mata, regiões que enfrentam escassez de água. Com R$ 6,1 bilhões em investimentos previstos, o programa tem como objetivo melhorar o acesso à água e ao saneamento básico.

Veja também

HRW acusa Israel de crime de guerra' por 'transferência forçada' em Gaza
ORIENTE MÉDIO

HRW acusa Israel de crime de guerra' por 'transferência forçada' em Gaza

Biden e Trump têm reunião cordial na Casa Branca
EUA

Biden e Trump têm reunião cordial na Casa Branca

Newsletter