Miguel lamenta cenário preocupante de desemprego em Pernambuco
Ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB) não escondeu sua preocupação com os resultados da mais recente pesquisa divulgada, nesta quinta-feira (18), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que analisou a taxa de desemprego no país no primeiro trimestre de 2023. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, Pernambuco teve o segundo maior aumento, com 14,1%, perdendo apenas para a Bahia, que registrou 14%.
Para Miguel, essa situação precisa ser mudada urgentemente. “Enquanto o país tem uma taxa de desemprego de 8,8%, nosso Estado tem mais de 14% e, juntamente com a Bahia, lidera o ranking nacional de desemprego. Isso é muito preocupante e precisa ser alterado com urgência. Não adianta olhar para trás e buscar culpados. Precisamos assumir nossas responsabilidades e, acima de tudo, trabalhar no presente para um futuro muito melhor“.
O ex-prefeito destaca algumas medidas que podem ser decisivas para incentivar a geração de empregos e renda. “Devemos apoiar a reforma tributária para simplificar o processo para empreendedores e aqueles que pagam seus impostos, além de melhorar e realizar a reforma administrativa, que é fundamental para garantir os direitos dos servidores, mas também para garantir empregos de qualidade, reconhecendo aqueles que realmente trabalham e punindo aqueles que só enrolam e, infelizmente, não contribuem“, propõe.
Há quem veja, nas declarações de Miguel, mais um recado direto à atual governadora Raquel Lyra (PSDB). O fato é que, mesmo emprestando seu apoio a Raquel em 2022 para chegar ao Campo das Princesas, ele não tem como mudar seu discurso crítico apenas por isso. Se era duro em relação ao Governo Paulo Câmara, Miguel também deverá fazer suas observações quanto ao desempenho da tucana. Até porque, diante da relação mais afinada da governadora com o PL do ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, restou a Miguel muito mais o papel de opositor do que de aliado.
Tatu Bola
O deputado estadual Luciano Duque (SD) levou para a Comissão do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal da Alepe o impasse do Refúgio da Vida Silvestre (RVS) Tatu Bola, que abrange uma área de 110 mil hectares nos municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. O Refúgio foi criado em 2015, com o objetivo de preservar o Bioma Caatinga, bem como as espécies de animais silvestres endêmicos da região, dentre eles, o tatu bola. No entanto, a área expropriou as terras de mais de 3 mil agricultores familiares, que estão impedidos de desenvolver suas atividades agropecuárias e tirar o seu sustento. Não se levou em consideração todas essas peculiaridades na hora da sua criação. O deputado vai convocar uma audiência pública para tratar do tema na Casa.
Titular
O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos-PE) é um dos integrantes titulares da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigará esquemas de manipulação de jogos de futebol. O grupo foi montado em meio à operação policial que apura o esquema de fraudes no Campeonato Brasileiro e em torneios estaduais.
Carreras na relatoria
O relator da CPI será o pernambucano Felipe Carreras (PSB-PE). A comissão é formada por 25 integrantes titulares, além de 11 suplentes. Agora, o grupo terá 120 dias para investigar o assunto, um dos mais debatidos nos últimos dias e que promete agitar ainda mais o cenário esportivo e, agora, político.