Ministério Público vai para cima de prefeita que não repassa pagamento de consignados
Em Serra Talhada (Sertão do Pajeú), a 2ª Promotoria de Justiça recomendou à prefeita Márcia Conrado (PT) e aos secretários municipais regularizar o repasse aos bancos dos valores descontados em folha salarial dos servidores públicos que contratam empréstimos consignados.
Conforme a recomendação, publicada no Diário Oficial eletrônico do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a prefeita tem que realizar os pagamentos de empréstimos consignados retidos dos servidores e ainda não repassados aos bancos.
Além disso, o MPPE também recomendou ao poder público se abster de efetuar os repasses fora dos prazos contratuais e de dar destinação diversa aos valores.
De acordo com o promotor de Justiça Vandeci Leite, o fato vem sendo acompanhado por meio do Inquérito Civil 02165.000.404/2023, que apura a inconsistência no repasse aos bancos credores dos recursos descontados dos servidores municipais.
Caso acatem as medidas recomendadas, a prefeita e os secretários devem apresentar ao MPPE, em até 30 dias, cronograma para atendimento às medidas recomendadas.
Agências bancárias
O MPPE recomendou ainda às agências bancárias de Serra Talhada que não apliquem penalidades ou cobranças aos servidores municipais, cujas parcelas de empréstimos consignados estiverem em atraso por conta da prefeitura. Caso o município siga atrasando os repasses financeiros por mais de 30 dias, as agências bancárias devem comunicar a situação à 2ª Promotoria de Justiça local. Os servidores agradecem.
Pré-candidato
Em Itamaracá, no Grande Recife, um novo nome surgiu de olho na prefeitura. Trata-se do presidente da Câmara Municipal, Ailton Aguiar. Ele já colocou seu nome na rua e deve concorrer com o atual prefeito e candidato à reeleição, Paulo Batista.
Novos leitos
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio de convênio com o Hospital e Maternidade Santa Maria, localizado no município de Araripina (Sertão do Araripe), inaugurou mais 20 novos leitos de retaguarda em traumato-ortopedia, neste começo de ano. De acordo com a SES-PE, os novos leitos visam a ampliação do número de vagas da rede de Urgência e Emergência na 4ª macrorregião de saúde, diminuindo o número de transferências para a capital.
Vai pra cima
O deputado federal Fernando Filho (UB) acompanhou atento e incomodado com todo o desconforto sobre a estreia do Petrolina Social Clube no Campeonato Pernambucano, que terá que jogar no Recife por problemas no gramado do estádio Paulo Coelho. Para o deputado, já chegou a hora da principal cidade do Sertão ter um estádio à altura do time, e das expectativas da comunidade. A equipe vai jogar, inclusive, a Copa do Brasil. “Na volta do recesso parlamentar vamos nos empenhar nisso. Petrolina já merece um estádio melhor ou, quem sabe, uma arena bonita e pronta para receber eventos maiores. Esse é o ano que vamos falar muito sobre isso”, disse Fernando Filho, que é o campeão em investimentos para a capital do São Francisco e as maiores obras estruturantes da cidade nos últimos 20 anos passaram pelo trabalho dele.
Liberando
O deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE) comemora a liberação de R$ 5,5 milhões, frutos de suas emendas parlamentares para municípios pernambucanos. Em reunião com o superintendente da 3ª Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina, Edilazio Wanderley, o deputado oficializou os investimentos. Entre as ações, estão obras de infraestrutura, pavimentação asfáltica e compra de equipamentos para os trabalhos agrícolas em diversas comunidades rurais, através de associações de produtores de municípios do Agreste Meridional.