Logo Folha de Pernambuco

Ministro anuncia ampliação da área irrigada de Petrolina

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que esteve nessa segunda-feira (22) em Petrolina, revelou com exclusividade a este colunista que o governo federal quer liberar recursos, ainda este ano, para ampliar os projetos irrigados, começando pelo Pontal. Ele afirmou que as negociações vêm sendo feitas junto à bancada pernambucana, liderada pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB).

“Nossa ideia é tratarmos desse tema nos próximos 60 dias para conseguirmos colocar isso (os recursos) no nosso orçamento e licitarmos ainda este ano ou, no mais tardar, no próximo ano”, frisou Marinho, em entrevista.

O ministro destacou que entre os vários compromissos que teve na cidade, estava o de conhecer a agricultura irrigada. E foi o que ele fez ao visitar algumas fazendas de Petrolina. Marinho, esteve pela primeira vez na cidade sertaneja e se disse impressionado com a pujança da principal cidade do sertão.

O Vale do São Francisco é uma área que recebe investimentos em irrigação desde 1970 por ser um importante produtor de frutas e hortaliças, se tornando, nos últimos anos, o maior exportador de frutas do Brasil. Sua produção é exportada através do aeroporto internacional de Petrolina e do porto de Suape, ambos em Pernambuco. Todas as semanas saem diversos voos direto para a Europa, em aviões cargueiros com produtos que abastecem o velho mundo.

 

Sem consenso > Em Tabira membros do PSB não entram em acordo para apoiar o mesmo candidato depois de articulação liderada pelo Deputado Carlos Veras, do PT, para a chapa que será encabeçada por Flávio Marques. Por sua vez, Waldemar Borges apoiará Nelly Sampaio, do PSC e Clodoaldo Magalhães, Dinca Brandino ou a esposa, Nicinha, do MDB.

Partiu para a briga > Em Serra Talhada o prefeito Luciano Duque (PT) não aceitou o fechamento da Casa de Saúde da cidade e acusou os vereadores da bancada de oposição de perseguição política e enfatizou que irá “até as últimas consequências” para reverter a situação. Além de culpar os parlamentares, o prefeito também chamou o Governo do Estado de “incoerente”.

Ipojuca > O ex-deputado estadual e ex-prefeito da cidade, Carlos Santana, oficializou sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro para enfrentar a atual prefeita Célia Sales nas eleições de outubro. Carlos é um dos nomes prioritários do PSB para o pleito.

Campanha antecipada > Gestores de Parnamirim e Terra Nova receberam alerta do MPPE sobre publicidade institucional antes do período permitido. Dando exceção apenas a situações de “urgente necessidade”. Prefeitos e presidentes das Câmaras de Vereadores devem além de recusar, fiscalizar inserção de nomes, símbolos, imagens ou slogans. Com risco de cassação do registro ou diploma do candidato.

Afogados > Morre empresário e ex-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Emídio Vasconcelos (PT). Com carreira sólida na política, Emídio colecionou grandes participações nas eleições municipais, sendo o segundo mais votado para majoritária em 2016. Vítima de infarto, ele havia se colocado para uma nova disputa.

Procurando briga > O vereador de São Bento do Una, Rinaldo Alexandre, decidiu cobrar a prefeita Débora Almeida (PSB), sobre um suposto atraso de salário dos funcionários contratados do município. Bateu duro por informações.

Veja também

Amazon inicia pré-venda do Novo Echo Show 15 para casa inteligente. Veja cinco funções e preço
TECNOLOGIA

Amazon inicia pré-venda do Novo Echo Show 15 para casa inteligente. Veja cinco funções e preço

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

Newsletter