Morte brutal de cãozinho no Recife mobiliza sociedade e secretária quer investigar
Um crime cercado de mistérios emocionou a população do Recife e vem mobilizando a sociedade na cobrança por justiça. Mas desta vez não se trata de nenhum ser humano. A vítima é ‘Pingo’, um cãozinho da raça Dachshund, de 4 anos, cuja morte causou uma grande comoção. Na última quinta-feira (8), em um edifício localizado na Várzea, o corpo do animal foi encontrado com uma fratura exposta e uma perfuração supostamente feita à faca.
Pingo havia sumido horas antes. Para ajudar a solucionar o caso, Andreza Romero, que é secretária dos Animais do Recife, pediu autorização da família para realizar a necropsia e identificar a causa mortis, além de constatar se o animal, de fato, foi atingido por objeto perfurocortante e qual teria sido o material utilizado.
O exame será realizado pelo Laboratório de Patologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco e o resultado deve sair dentro de uma semana.
“A necropsia revelará todas as lesões que o animal sofreu, confirmará se ele morreu em razão da queda ou se já estava morto e, nesse caso, há quanto tempo, e o mais importante: confirmar a suposta facada. O laudo será entregue à Polícia Civil, que dará continuidade às diligências em segredo de justiça“, disse Andreza. A secretária também solicitou o exame toxicológico, para averiguar se o animal pode ainda ter sido envenenado. “Diante da crueldade, precisamos considerar todas as possibilidades“, Andreza enfatizou.
A deputada, que luta pela causa animal, age acertadamente. Afinal quem maltrata um animal com esse requinte de crueldade tem coragem de fazer o mesmo até com gente.
Cidadão Pernambucano
A Alepe concedeu o Título de Cidadão Pernambucano ao presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco (Cetran-PE), Walker Robson de Assunção Barbosa. Nascido em Belém (PA), no ano de 1964, o engenheiro agrônomo vive em Pernambuco desde 1965, quando seu pai, que era militar, veio transferido para morar no Recife. A entrega do título foi uma proposição do primeiro-secretário da Alepe, o deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), e reconhece “os relevantes serviços prestados por ele ao Estado”, por meio do Cetran-PE.
Transnordestina em pauta
A finalização do ramal Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina foi pauta novamente na Alepe. Engenheiros ouvidos pela Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina da Assembleia Legislativa avaliam que a obra é necessária para garantir alternativa ao transporte rodoviário e também para evitar desperdício dos recursos públicos empregados na parte da linha já construída. O trecho da linha que vai de Salgueiro (Sertão Central) até Custódia (Sertão do Moxotó), está pronto. No entanto, o Governo Federal retirou do contrato, no ano passado, a previsão de finalizar o projeto até o Porto de Suape. Esse imbróglio se estende por longos anos.
Desistiu
O cenário político em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, anda meio conturbado. Ontem, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rubinho do São João (PSD), que era tido como pré-candidato a prefeito, divulgou uma nota comunicando que não disputará nenhum cargo eletivo em 2024. Rubinho é, hoje, opositor a Daniel Valadares, atual vice-prefeito e candidato natural. Ele justificou que a decisão aconteceu a partir de um pedido de sua família e agora vai se manter numa vida “pacata”. Disse, ainda, que não vai abandonar seu grupo político.