Logo Folha de Pernambuco

MP quer contábil responsável em Terra Nova

Em uma ação buscando à transparência e legalidade na administração pública, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Parnamirim, recomendou à Prefeitura de Terra Nova que intensifique o cumprimento rigoroso das normas contábeis. A gestão já prometeu se enquadrar.

A orientação inclui a realização de registros contábeis precisos e a emissão pontual de demonstrativos contábeis, de acordo com os padrões do ordenamento jurídico brasileiro, incluindo NBCASP, PCASP, DCASP, MCASP e as Resoluções TCE-PE nº 20/2015 e 27/2017.

Segundo a Promotora de Justiça Isabel Emanoela Bezerra Costa, a contabilidade pública é essencial para garantir a transparência e permitir à população um acompanhamento real da situação financeira e patrimonial do Executivo.“O compromisso com a legalidade e a transparência é um pilar da boa gestão pública. A sociedade merece clareza sobre a gestão dos recursos públicos,” destacou.

Calamidade e embate 


O prefeito de Amaraji, Araújo (Solidariedade), iniciou sua gestão decretando estado de calamidade administrativa por 90 dias, alegando graves problemas deixados pela administração anterior. A medida busca reorganizar as contas e os serviços básicos do município. No entanto, a ex-prefeita Aline Gouveia (PSB) contesta as alegações de crise, declarando ter deixado R$ 5 milhões em caixa, além de obras e projetos em andamento. 


Concurso público para substituir temporários


A Promotoria de Justiça de Exu recomendou à prefeitura a realização de um concurso público dentro de seis meses para substituir servidores temporários por efetivos. A medida busca corrigir uma lacuna administrativa, já que o último certame foi realizado em 2008.


Reestruturação como prioridade


O prefeito de Santa Maria do Cambucá, Alex Robevan (PV), iniciou sua gestão enfrentando um desafio crítico, segundo ele: a reestruturação da frota municipal. Segundo o gestor, os veículos herdados estão em condições precárias, incluindo motores danificados, pneus inutilizáveis e carros em estado de sucateamento total.“Recebemos uma frota completamente abandonada, reflexo do descaso da gestão anterior. Precisamos trabalhar para devolver à população serviços essenciais com qualidade,” afirmou o gestor.

Mais sementes


Na tarde desta segunda-feira (20), o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA-PE) promoveu em Araripina a entrega de sementes do Programa Terra Plantar, beneficiando agricultores locais. O evento contou com a presença da presidente do IPA-PE, Ellén Viégas, do secretário executivo de governo Bruno França e dos antigos adversários e recém-novos aliados, a deputada estadual Roberta Arraes e o prefeito Evilásio Mateus.

Veja também

Newsletter