Logo Folha de Pernambuco

MPPE fecha cerco em caso de nepotismo em Abreu e Lima

O prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha, ganhou um problema a mais para se preocupar. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 4ª Promotoria de Justiça local, acaba de recomendar para que o gestor fique atento à nomeação de esposa, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau.

O inquérito civil instaurado para apurar possível prática de nepotismo identificou a nomeação de Antônio José Gadelha Albuquerque Júnior, irmão do prefeito, para o cargo de ouvidor do Município de Abreu e Lima.

O MPPE sustenta que nomear cargos de chefia, servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes viola a Constituição Federal, bem como os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade.

Se o Ministério Público aumentar essa diligência, vai encontrar casos mais que parecidos nas diversas prefeituras e câmaras de vereadores por todo Pernambuco. Um caso famoso no Estado aconteceu há alguns anos no município de Afrânio, Sertão do São Francisco, onde o MPPE viu que quase todos os cargos da cidade eram de uma mesma família e a defesa sustentou, em juízo, que na cidade inteira, quase todos eram parentes e nasceram na mesma família. O caso foi arquivado.

A ‘herança’ de Sebastião > Em Tabira o secretário de Finanças, Cleison Rodrigues, afirmou que o ex-prefeito Sebastião Dias deixou uma ‘herança maldita’ de R$ 18 milhões – R$ 11 milhões só de INSS. Ele afirma que a gestão da prefeita Nicinha de Dinca (MDB) estaria começando a se ajustar somente agora. O projeto agora é reduzir o déficit e ajustar a arrecadação própria.

Izaías no PSDB > O ex-prefeito de Garanhuns e pré-candidato a deputado estadual, Izaías Régis, vai se filiar ao PSDB. O evento está marcado para esta sexta-feira (29), quando vai ser abonada sua ficha de filiação. Raquel Lyra, prefeita de Caruaru e presidente estadual do partido, já confirmou presença.

A alegria do Vasco > Em Lagoa Grande, Sertão do São Francisco, o prefeito Vilmar Cappellaro comemora a pavimentação, que segundo ele, avança como algo nunca visto na cidade. “Tocamos o maior programa de pavimentação em paralelepípedo de Lagoa Grande, mudando a cara da cidade”, comemora. O prefeito já partiu para pavimentar a primeira rua do bairro do Vasco. “Aqui é pavimento de primeira divisão. O Vasco aqui tem alegria”. Fez graça.

Rodando > Líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Antonio Coelho (DEM) está em mais um giro pelos sertões Central, do Araripe e do São Francisco. Reuniões com lideranças políticas da região e entregas de equipamentos integram a agenda de atividades do parlamentar. Deputado de primeiro mandato, Antonio busca a reeleição em 2022.

Lucielle no ataque > A prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino (DEM), comemora as informações que mostram o bom desempenho do município em relação às principais políticas públicas da administração municipal. Para conseguir mais recursos afina, a cada dia, a parceria com o grupo político do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e deve votar em Miguel Coelho para governador.

Veja também

Newsletter