Logo Folha de Pernambuco

MPPE fecha cerco em caso de nepotismo em Abreu e Lima

O prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha, ganhou um problema a mais para se preocupar. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 4ª Promotoria de Justiça local, acaba de recomendar para que o gestor fique atento à nomeação de esposa, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau.

O inquérito civil instaurado para apurar possível prática de nepotismo identificou a nomeação de Antônio José Gadelha Albuquerque Júnior, irmão do prefeito, para o cargo de ouvidor do Município de Abreu e Lima.

O MPPE sustenta que nomear cargos de chefia, servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes viola a Constituição Federal, bem como os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade.

Se o Ministério Público aumentar essa diligência, vai encontrar casos mais que parecidos nas diversas prefeituras e câmaras de vereadores por todo Pernambuco. Um caso famoso no Estado aconteceu há alguns anos no município de Afrânio, Sertão do São Francisco, onde o MPPE viu que quase todos os cargos da cidade eram de uma mesma família e a defesa sustentou, em juízo, que na cidade inteira, quase todos eram parentes e nasceram na mesma família. O caso foi arquivado.

A ‘herança’ de Sebastião > Em Tabira o secretário de Finanças, Cleison Rodrigues, afirmou que o ex-prefeito Sebastião Dias deixou uma ‘herança maldita’ de R$ 18 milhões – R$ 11 milhões só de INSS. Ele afirma que a gestão da prefeita Nicinha de Dinca (MDB) estaria começando a se ajustar somente agora. O projeto agora é reduzir o déficit e ajustar a arrecadação própria.

Izaías no PSDB > O ex-prefeito de Garanhuns e pré-candidato a deputado estadual, Izaías Régis, vai se filiar ao PSDB. O evento está marcado para esta sexta-feira (29), quando vai ser abonada sua ficha de filiação. Raquel Lyra, prefeita de Caruaru e presidente estadual do partido, já confirmou presença.

A alegria do Vasco > Em Lagoa Grande, Sertão do São Francisco, o prefeito Vilmar Cappellaro comemora a pavimentação, que segundo ele, avança como algo nunca visto na cidade. “Tocamos o maior programa de pavimentação em paralelepípedo de Lagoa Grande, mudando a cara da cidade”, comemora. O prefeito já partiu para pavimentar a primeira rua do bairro do Vasco. “Aqui é pavimento de primeira divisão. O Vasco aqui tem alegria”. Fez graça.

Rodando > Líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Antonio Coelho (DEM) está em mais um giro pelos sertões Central, do Araripe e do São Francisco. Reuniões com lideranças políticas da região e entregas de equipamentos integram a agenda de atividades do parlamentar. Deputado de primeiro mandato, Antonio busca a reeleição em 2022.

Lucielle no ataque > A prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino (DEM), comemora as informações que mostram o bom desempenho do município em relação às principais políticas públicas da administração municipal. Para conseguir mais recursos afina, a cada dia, a parceria com o grupo político do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e deve votar em Miguel Coelho para governador.

Veja também

Câmara do Recife avalia pacote de projetos de lei enviados pela Prefeitura
Projetos

Câmara do Recife avalia pacote de projetos de lei enviados pela Prefeitura

Os riscos da ameaça tarifária de Trump
Donald Trump

Os riscos da ameaça tarifária de Trump

Newsletter