Noiva cobiçada, 3ª Superintendência da Codevasf parece já ter dono
A 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf é uma das noivas mais cobiçadas pelos nordestinos no novo governo do presidente Lula (PT).
É quase unanimidade que essa indicação deve ficar a cargo do deputado federal Sílvio Costa Filho, do Republicanos – partido que o Planalto tenta atrair para sua base de apoio no Congresso.
O titular da superintendência hoje é o engenheiro Aurivalter Cordeiro da Silva, o qual foi indicado pelo ex-senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). Mas ninguém pense que os Coelhos levaram um by passe nisso. Deputado federal mais votado do Sertão, Fernando Filho (UB) e o seu grupo devem indicar gente na diretoria da companhia, em um acordo partidário.
Especula-se em Brasília que o vereador licenciado de Condado e ex-secretário executivo do Desenvolvimento Urbano, Samuel Andrade, será o nome de Silvinho no comando da poderosa Codevasf, que fica sediada em Petrolina.
Até agora o novo governo promoveu apenas uma troca nas superintendências. Em Teresina, Piauí, Inaldo Guerra, que era aliado do ex-deputado Ciro Nogueira foi afastado e quem assumiu foi José Ocelo Rocha Júnior, mesmo que de forma provisória.
Hilton Rogério Cardoso deve ser mantido na vaga de superintendente da Codevasf em Macapá para afagar o ex-presidente do senado, senador Davi Alcolumbre (UB).
Nomes lembrados anteriormente como Danilo Cabral (PSB), Odacy Amorim (PT) e até Marília Arraes (SD), não aparecem mais nas bolsas de apostas para assumir a Codevasf.
Anderson em movimento
O presidente do Partido Liberal (PL) em Pernambuco, Anderson Ferreira, está se movimentando. Ontem ele anunciou Izabel Urquiza no comando do PL Mulher, convicto que sua missão será contribuir para o fortalecimento da sigla no Estado e continuar em evidência. Ela foi sua candidata a vice-governadora na disputa pelo governo Estado, no ano passado, e com o resultado expressivo em Olinda passou a ter seu nome credenciado para as eleições municipais de 2024.
Pacote histórico
O município de Dormentes (PE), no Sertão do São Francisco, terá R$ 8 milhões destinados a ações de infraestrutura. Esse é considerado, até hoje, o maior pacote de investimentos da história do município. O anúncio foi feito pela prefeita Josimara Cavalcanti (PSB). A Caixa Econômica Federal será parceira nessa empreitada. Dormentes é o único município do Interior de Pernambuco a garantir o recurso do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) com o aval do governo federal. O último contrato no Estado foi realizado no Recife, em 2012.
Revoltados
Em Jatobá, no Sertão de Itaparica, os professores estão possessos com o prefeito Rogério Ferreira (Republicanos), que ainda não reajustou o piso salarial da categoria em 14,95%. Os professores da rede municipal realizaram uma assembleia com a presença de representantes do Sinpro Pernambuco para tentar pressionar o prefeito a dialogar com a categoria e cumprir com a lei, concedendo o reajuste legal, e em seguida uma carta aberta à população com cobranças duras. “Os professores da rede municipal de Jatobá continuam sem compreender o porquê de a gestão municipal não optar pelo diálogo. Até agora, a categoria amarga o silêncio e o desrespeito da gestão, que optou em ignorar a educação do município, além de ter tomado a decisão de não cumprir a lei”, diz a carta.