Logo Folha de Pernambuco

Nova diretoria da Amupe tem consenso e uma pauta de desafios

A prefeita de Serra Talhada, Sertão do Pajeú, Marcia Conrado (PT), assume hoje (27) à Presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Ela foi aclamada em decisão unânime por prefeitos e prefeitas do Estado.

Entre as pautas prioritárias que a nova presidente tem para enfrentar e que já estão na mesa, pode-se destacar a discussão do pacto federativo com o governo federal, a Emenda Constitucional nº 128/22 (que proíbe a União de criar despesas para os municípios sem a efetiva fonte de custeio) e a luta pelo acréscimo de 1,5% de FPM para que os municípios tenham a possibilidade de pagar o piso da enfermagem.

A chegada de Márcia à presidência da Amupe, em consenso, passou pela habilidade de negociação do atual presidente, deputado José Patriota (PSB), que aparou as arestas, uniu a turma e garantiu a unidade dentro da entidade.

O mandato de Márcia deve ser de apenas um ano, já que, no ano que vem, a prefeita deve se afastar para cuidar do seu projeto de reeleição em Serra Talhada. O vice que assume hoje ao seu lado é o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD), o qual já é tesoureiro da Amupe e goza também da confiança de José Patriota.

Samba no passo do xaxado

O deputado estadual Luciano Duque (SD) quer tornar a data de nascimento de Lampião, 7 de julho, o Dia Estadual do Xaxado. A dança, criada pelos cangaceiros, é patrimônio cultural imaterial, e ganhou visibilidade nacional no Carnaval deste ano, nos desfiles das escolas de samba Macha Verde, em São Paulo, que levou o segundo lugar, e da Imperatriz Leopoldinense, grande campeã do Rio de Janeiro. Duque, inclusive, participou da apresentação da escola paulista, neste fim de semana, no desfile das campeãs. Quando prefeito de Serra Talhada, o parlamentar foi grande incentivador da cultura, levando a cidade ser reconhecida como a Capital do Xaxado. Hoje (27), na tribuna da Alepe, ele apresenta voto de aplausos parabenizando as escolas de samba.

Padre tomando tiro

A governadora Raquel Lyra (PSDB) precisa urgentemente enfrentar a crescente violência em Pernambuco. Em Petrolina até padre está tomando tiro. E ainda na zona rural. Na última sexta feira (24) foi registrada uma da tentativa de homicídio contra o padre Breno Gomes Paixão, na região do Distrito de Rajada. O religioso se deslocava para realizar uma missa no Sítio Estrela, a 6 quilômetros de Rajada, quando um desconhecido em uma moto efetuou quatro tiros contra ele. Um dos tiros acertou de raspão o pescoço do padre. O religioso permanece em observação.

Defesa da família e da vida

Com iniciativa do deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP), foi instalada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a Frente Parlamentar em Defesa da Família, da Vida e de Política sobre Drogas. Os integrantes do grupo são todos deputados de direita ou ligados à bancada evangélica, que pretendem realizar debates e estudos para garantir políticas governamentais direcionadas aos temas do colegiado. Partidos de esquerda não foram contemplados com cadeira no colegiado, mas ainda assim o deputado João Paulo (PT) apresentou ofício para ser integrado ao conjunto.

Veja também

Peru inicia vacinação contra dengue após recorde de casos
Vacina

Peru inicia vacinação contra dengue após recorde de casos

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin

Newsletter