Logo Folha de Pernambuco

Novo capítulo da luta pelo FIG entre prefeito e governadora

Mais um capítulo da queda de braço envolvendo o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) 2024 deverá acontecer esta semana. Após a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciar a data da festa para o ano que vem (18 a 28 de julho), o prefeito Sivaldo Albino (PSB) também vai anunciar a data do festival em evento nesta quinta-feira (10).

Como esta coluna já mostrou, o prefeito do município assinou portaria que institui a Comissão Especial e o Grupo de Trabalho Interdisciplinar Municipal para a 32ª edição do Festival.

No evento desta quinta-feira, que vai acontecer no Centro Cultural Alfredo Leite, às 10h, também vai acontecer a divulgação das atrações do Festival Viva Jesus 2024.

Sivaldo puxa a responsabilidade do FIG amparado em toda a polêmica deste ano, com direito à exoneração do secretário estadual de Cultura, cachês cobrados e até vaias quando o nome da governadora Raquel Lyra foi citado.

Nas redes sociais, o assunto virou polêmica e ninguém mais sabe o que vai acontecer. Estão questionando até se serão dois Festivais, um da prefeitura e outro do estado. São muitas perguntas que precisam de respostas, e isso deve acontecer nesta quinta-feira.

Prefeito acidentado

Um acidente grave ocorrido no último sábado (5), na PE-309 envolvendo o prefeito de Solidão, no Sertão do Pajeú, Djalma Alves, O Djalma da Padaria (PSB) tem gerado preocupações e comoção na região. O prefeito, que sofreu ferimentos sérios, está atualmente em tratamento no Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira. Segundo Damiana Alves, secretária de Saúde do município de Solidão e irmã do prefeito, ele está demonstrando uma evolução positiva em seu quadro. “Ele continua evoluindo bem, graças a Deus. Permanece na UTI, mas está sempre evoluindo bem”, afirmou. Djalma passará por uma série de exames para avaliar o progresso de sua recuperação, incluindo uma fratura alinhada no tornozelo.

Michelle em Pernambuco

O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, está articulando a vinda de Michelle Bolsonaro a Pernambuco. A presidente nacional do PL Mulher tem arrastado multidões nesses encontros e a expectativa é de que aconteça o mesmo, desta vez no Recife. A vinda de Michelle está prevista para o próximo dia 26 de agosto, mas a agenda ainda vai ser confirmada.

Força

A vinda da mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro a Pernambuco representa força na pré-campanha de Gilson Machado a prefeito do Recife. Gilson conquistou 1.296.451 votos em para senador e 323.769 votos só em Recife. O bolsonarista é um nome forte para enfrentar o atual prefeito João Campos. Carrega a experiência como ministro de turismo do governo Bolsonaro com ações importantes para Pernambuco durante a gestão.

Defendeu

O deputado estadual Antonio Coelho (UB) iniciou o segundo semestre legislativo tendo como prioridade assegurar maior estabilidade fiscal e segurança jurídica aos contribuintes pernambucanos. O ponto de partida desse debate é o Projeto de Lei Ordinária nº 959/2023 apresentado pelo parlamentar. A matéria tem como finalidade delimitar a atuação do Estado no que se refere à majoração da base de cálculo do ICMS, no modelo de antecipação tributária, que venha a ser promovida pelo Poder Executivo via decreto. Com o projeto, o parlamentar estabelece que a promoção de qualquer aumento só entrará em vigor no exercício financeiro seguinte à data de publicação do decreto.

Veja também

PF encontra agenda na casa de Heleno com 'diretrizes' contra sistema eleitoral
Tentativa de golpe

PF encontra agenda na casa de Heleno com 'diretrizes' contra sistema eleitoral

Bolsonaro e Valdemar Costa Neto atuaram de forma dolosa ao pedir anulação de votos, diz PF
golpe

Bolsonaro e Valdemar Costa Neto atuaram de forma dolosa ao pedir anulação de votos, diz PF

Newsletter