Novos eleitores para novas perspectivas de votos
A política de Pernambuco ganhou um aporte de novos eleitores. Somente de novembro de 2022 a abril deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado recebeu 43.477 pedidos de alistamento de novas eleitoras e eleitores para votar no próximo pleito, em 2024. Os dados são do sistema de estatísticas eleitorais da Justiça Eleitoral, que contabiliza mensalmente os atendimentos aos eleitores em todas as unidades da federação.
Ao todo, o sistema registrou 108.612 requerimentos de atendimento neste período referente à Justiça Eleitoral pernambucana. O pedido de primeiro título foi o serviço mais acessado entre novembro e abril, seguido pelos requerimentos de revisão no cadastro eleitoral, transferência de domicílio e segunda via do título.
No mesmo período, de novembro a abril, o segundo serviço mais demandado foi de revisão de dados no cadastro eleitoral, que engloba situações como atualização biométrica, para quem ainda não tinha cadastrado a biometria, ou mudança de nome, por exemplo. Foram 36.872 pessoas que solicitaram este serviço. Outras 24.135 solicitaram a transferência do domicílio eleitoral e 3.706 pediram a 2ª via do título.
Os dados de Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) estão em constante atualização e podem ser consultados na página de estatísticas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A questão, a partir de agora, é com os pretensos candidatos em correr atrás dos votos dessa nova leva de eleitores. Pode ser essencial para lograr êxito no ano que vem.
Ampliou
A deputada estadual Dani Portela (PSOL) protocolou uma emenda ao Projeto de Lei de autoria do poder executivo, modificando a redação do artigo 1º, para estender o Programa de Distribuição Gratuita de Absorventes Higiênicos a todas as pessoas que menstruam. O PL anterior previa a distribuição do produto apenas a mulheres cisgênero. De acordo com a deputada, na sociedade há inúmeras pessoas intersexo e transexuais que transitam nos locais que serão contemplados pela distribuição gratuita de absorventes, não devendo, assim, ser excluídas na iniciativa do Poder Executivo. “A nossa emenda chega para que todos e todas possam ser incluídos no combate à pobreza menstrual. É uma questão de garantia de dignidade“, afirmou.
Vai ter apoio
O deputado federal e presidente estadual do Republicanos em Pernambuco, Silvio Costa Filho, disse que está dialogando com outros integrantes da legenda e que pode, sim, apoiar o ex-prefeito de Caruaru, Zé Queiroz (PDT), em 2024. A informação foi repassada ontem, durante entrevista à Rádio Cultura do Nordeste. Zé Queiroz foi prefeito de Caruaru por quatro vezes. Como este colunista já trouxe, ele tem se movimentado bastante para formar um time competitivo para a disputa.
Rasgou elogios
Ainda repercute a participação da governadora Raquel Lyra, no último domingo, em um dos principais eventos culturais do Sertão de Pernambuco: a Cavalgada à Pedra do Reino, no município de São José do Belmonte (Sertão Central). Quem rasgou elogios à gestora, claro, foi o prefeito Romonilson Mariano. “Nós só temos a agradecer, pois foi a primeira vez que um governador do Estado, no caso a governadora Raquel, veio para essa festa”, destacou.
Também foi
Quem também esteve em São José do Belmonte foi a ex-deputada federal e rival de Raquel nas últimas eleições em Pernambuco, Marília Arraes (PT). Nos registros divulgados em suas redes sociais, ela fez questão de mostrar os encontros que teve durante a Cavalgada à Pedra do Reino. “Foi lindo, minha gente! Obrigada pelo carinho”, disse.