O coronavírus e o novo protocolo das posses dos prefeitos


O Governo de Pernambuco anunciou o cancelamento das festas de Natal e ano novo no Estado por causa da pandemia da Covid-19. Os municípios sentiram o duro baque. No Interior é diferente: as pessoas gostam do aconchego, mas o medo do coronavírus bateu às portas dos municípios também com força.

Por todo lugar já se tinha contrato de bandas, palcos e festas de réveillon nas praças públicas. Agora tudo está proibido e até os fogos de artifício do show pirotécnico serão uma imagem apenas dos anos passados.
Faculdades do sertão e do Agreste cancelaram festas de formatura e já se registra um prejuízo no setor de entretenimento e dos formandos, que sonharam com o momento.

Não muito diferente será o ambiente de transmissão de cargos e posses dos novos prefeitos. Os novos protocolos de distanciamento exigem eventos mais enxutos e, muitas vezes, de forma virtual.

Para os prefeito reeleitos, menos mal. Mas para os novos, que sonharam com a cerimônia concorrida e eventos cheios, vai ficar o gostinho frustrante de não ter participado de uma cerimônia completa. Mas dos males, o menor.

Um novo Nilo>Os comentários mais recentes nas rodas de conversa em Petrolina pairam sobre a possibilidade do líder do Governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), vir a presidir a Casa. Após o STF vedar a possibilidade de reeleição de Davi Alcolumbre (DEM-AP), FBC entrou na fita. Se ele for exitoso, o Sertão pernambucano terá novamente um representante na presidência do Senado. O último foi Nilo Coelho, nos anos 80.

Luto em Sanharó>Vereador eleito pelo PCdoB de Sanharó, com 600 votos, Rossi Nunes faleceu ontem (8) aos 38 anos. Ele foi vítima de um infarto fulminante. Era servidor publico e fez uma campanha bastante participativa nas últimas eleições. 

Atrás de recursos I>O prefeito eleito de Cabrobó (PE), Galego de Nanai (Avante) e o vice eleito, Dr. Lucas Novaes (Republicanos) cumpriram uma extensa agenda de reuniões Brasília (DF) até ontem (8). Galego já que iniciar seu primeiro mandato com investimentos garantidos para o município.

Atrás de recursos II>Outra que também passou pela capital federal foi a prefeita reeleita de Dormentes, Josimara Cavalcanti (PSB). E voltou de lá empolgada, com verba na conta da prefeitura para a conclusão da academia da saúde do distrito rural de Caatinga Grande, além de ter assegurado recursos para obras de pavimentação e de construção de uma escola de grande porte. O aliado da gestora, deputado federal Fernando Monteiro (PP), ajudou na articulação.    

 

Veja também

BNDES deve liberar R$ 400 mi para apoio aos corpos de bombeiros da Amazônia Legal
Amazônia Legal

BNDES deve liberar R$ 400 mi para apoio aos corpos de bombeiros da Amazônia Legal

Dez cidades do Norte e Centro-Oeste respondem por 20% das queimadas
Queimadas

Dez cidades do Norte e Centro-Oeste respondem por 20% das queimadas

Newsletter