O enfrentamento de Petrolina ao decreto do governador
Petrolina, maior cidade do Sertão do São Francisco, viveu um dia diferente nessa quinta-feira (18), no primeiro dia de vigência do decreto 50.433, baixado pelo governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB), com uma nova quarentena em todo o Estado para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19).
Inconformados com a decisão, um grupo de empresários articulou no dia anterior e promoveu um ‘buzinaço’ pelas principais ruas da cidade. Os empresários e comerciantes estão inconformados e decidiram manter seus estabelecimentos abertos, apesar do novo decreto estadual. Policiais militares foram às ruas para garantir o cumprimento da lei e se deparam com lojas abertas à meia porta e com patrões e funcionários em piquete. “As lojas, por enquanto, estão abertas somente pra nós. Não estamos atendendo ninguém, então não estamos desrespeitando. Cadê que os políticos fecharam durante a campanha política? Tem vídeos, fotos e tudo aí para comprovar. Com eles pode, com a gente, para alimentar milhares de famílias não pode?" Questionou a comerciante Andreia Fernandes.
Os empresários se organizam e divulgam vídeos e comunicados pela mídia social desde o início da semana. Todos comentam sobre os enormes prejuízos, desemprego em massa e afirmam que há falta de respeito, com a única alternativa de sobrevivência.
Erick na Sulanca > O deputado estadual Erick Lessa vai se reunir na tarde de hoje (19), com lideranças do segmento de confecções, em Caruaru, para discutir o decreto do Governo do Estado, que paralisou todas as feiras do Polo de Confecções do Agreste. Na pauta da reunião já está prevista a elaboração de medidas de segurança para volta de uma feira segura para compradores, vendedores e toda a comunidade.
Luto pelo secretário > O prefeito do Salgueiro Dr.Marcones Sá (PSB), decretou luto oficial de 3 dias no município, pelo falecimento de José Arimateia Muniz Sampaio Sá, o Dr. Arimateia. Ele foi secretário de Saúde da cidade e diretor do Hospital Regional Inácio de Sá e secretário municipal de saúde. Era uma peça chave nas discussões políticas da cidade.
Sigilo garantido > A deputada Gleide Ângelo (PSB) apresentou um projeto de lei que visa preservar o acesso a dados pessoais das mulheres que estejam sob medida protetiva de urgência e todos que integrem o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte no Estado de Pernambuco, e o Programa de Assistência a Vítimas, Testemunhas Ameaçadas e Familiares de Vítimas de Crimes no Estado de Pernambuco. O sigilo à base de dados destas pessoas em caráter especial de vulnerabilidade vai durar o tempo em que elas estiverem sob a proteção dos programas.
Vai ter luz > O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSB) anunciou que o estádio municipal Capitão Dionísio vai ser iluminado. A obra vai chegar através de uma emenda no valor de R$ 250 mil reais do deputado federal Carlos Veras (PT).
Respiradores > O prefeito de Afrânio, Rafael Cavalcante (PSB) ligou para o senador Jarbas Vasconcelos (MDB) para pedir ajuda e já foi atendido. O senador articulou junto ao Ministério da Saúde e conquistou respiradores pulmonares para socorrer os moradores do município. Os equipamentos já chegaram e foram entregues na cidade. Como acontece no Brasil inteiro, a situação em Afrânio pelo aumento dos casos de Covid é delicadíssima.