Logo Folha de Pernambuco

O enfrentamento de Petrolina ao decreto do governador

Petrolina, maior cidade do Sertão do São Francisco, viveu um dia diferente nessa quinta-feira (18), no primeiro dia de vigência do decreto 50.433, baixado pelo governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB), com uma nova quarentena em todo o Estado para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19). 

Inconformados com a decisão, um grupo de empresários articulou no dia anterior e promoveu um ‘buzinaço’ pelas principais ruas da cidade. Os empresários e comerciantes estão inconformados e decidiram manter seus estabelecimentos abertos, apesar do novo decreto estadual. Policiais militares foram às ruas para garantir o cumprimento da lei e se deparam com lojas abertas à meia porta e com patrões e funcionários em piquete. “As lojas, por enquanto, estão abertas somente pra nós. Não estamos atendendo ninguém, então não estamos desrespeitando. Cadê que os políticos fecharam durante a campanha política? Tem vídeos, fotos e tudo aí para comprovar. Com eles pode, com a gente, para alimentar milhares de famílias não pode?" Questionou a comerciante Andreia Fernandes.

Os empresários se organizam e divulgam vídeos e comunicados pela mídia social desde o início da semana. Todos comentam sobre os enormes prejuízos, desemprego em massa e afirmam que há falta de respeito, com a única alternativa de sobrevivência.

Erick na Sulanca > O deputado estadual Erick Lessa vai se reunir na tarde de hoje (19), com lideranças do segmento de confecções, em Caruaru, para discutir o decreto do Governo do Estado, que paralisou todas as feiras do Polo de Confecções do Agreste. Na pauta da reunião já está prevista a elaboração de medidas de segurança para volta de uma feira segura para compradores, vendedores e toda a comunidade.

Luto pelo secretário > O prefeito do Salgueiro Dr.Marcones Sá (PSB), decretou luto oficial de 3 dias no município, pelo falecimento de José Arimateia Muniz Sampaio Sá, o  Dr. Arimateia. Ele foi secretário de Saúde da cidade e diretor do Hospital Regional Inácio de Sá e secretário municipal de saúde. Era uma peça chave nas discussões políticas da cidade.

Sigilo garantido > A deputada Gleide Ângelo (PSB) apresentou um projeto de lei que visa preservar o acesso a dados pessoais das mulheres que estejam sob medida protetiva de urgência e todos que  integrem o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte no Estado de Pernambuco, e o Programa de Assistência a Vítimas, Testemunhas Ameaçadas e Familiares de Vítimas de Crimes no Estado de Pernambuco. O sigilo à base de dados destas pessoas em caráter especial de vulnerabilidade vai durar o tempo em que elas estiverem sob a proteção dos programas. 

Vai ter luz > O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSB) anunciou que o estádio municipal Capitão Dionísio vai ser iluminado. A obra vai chegar através de uma emenda no valor de R$ 250 mil reais do deputado federal Carlos Veras (PT).

Respiradores > O prefeito de Afrânio, Rafael Cavalcante (PSB) ligou para o senador Jarbas Vasconcelos (MDB) para pedir ajuda e já foi atendido.  O senador articulou junto ao Ministério da Saúde e conquistou respiradores pulmonares para socorrer os moradores do município. Os equipamentos já chegaram e foram entregues na cidade. Como acontece no Brasil inteiro, a situação em Afrânio pelo aumento dos casos de Covid é delicadíssima.

Veja também

Depois de vender bala na rua, ator destaque em "Os quatro da candelária" sonha com novela na Globo
televisão

Depois de vender bala na rua, ator destaque em "Os quatro da candelária" sonha com novela na Globo

Seis migrantes menores e duas mulheres morrem em naufrágio na Grécia
GRÉCIA

Seis migrantes menores e duas mulheres morrem em naufrágio na Grécia

Newsletter