O fim do lixão e o exemplo a ser seguido
Em Araripina, Sertão do Araripe, o prefeito Raimundo Pimentel (UB) anunciou o fim do lixão a céu aberto no município. “Isso nos incomodava e pegamos firme no propósito de resolver. Vamos transformar o local do lixão numa Central de Tratamento de Resíduos, fazendo a destinação correta e o tratamento do lixo, conforme as regras ambientais instituídas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos”, afirmou o prefeito.
Pimentel garantiu que o projeto só vai acontecer depois de um trabalho para que a prefeitura garantisse o nome limpo do município no Cauc, o que garante as certidões para a obtenção de recursos para a recuperação do aterro, que virão através de um financiamento no Banco do Brasil.
“Desde o início do nosso governo, enfrentamos muitos problemas antigos da cidade. Conseguimos superar a grande maioria, mas faltava essa questão do lixão a céu aberto. Nos próximos dias, vamos iniciar a recuperação desse aterro e transformá-lo de fato numa Central de Tratamento de Resíduos. Araripina vai ser uma das poucas cidades de Pernambuco e do Nordeste a ter o seu próprio aterro sanitário licenciado. Com isso, poderemos receber os resíduos sólidos de outros municípios e, assim, gerar renda”, defendeu.
Nos próximos 120 dias, período das obras, todo o lixo produzido em Araripina será transportado para o aterro sanitário do município vizinho Salitre, no Ceará. Durante as obras no aterro, a prefeitura vai garantir um auxílio para os trabalhadores que atuavam na separação de resíduos no lixão de Araripina.
O Ministério Público tem endurecido junto aos municípios para tentar acabar com os lixões espalhados por Pernambuco.
Pânico
A deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) apresentou indicação e um projeto de lei em que solicita ao governo do Estado e demais órgãos e secretarias a criação e implantação do aplicativo de segurança conhecido como “Botão do Pânico”. O dispositivo já foi instituído com êxito no município de Ipojuca, na Região Metropolitana, onde é disponibilizado às mulheres vítimas de violência e que vivem sob medida protetiva. A deputada diz que o sistema deve ser desenvolvido por meio de aplicativo para celulares a ser administrado pela Secretaria de Defesa Social e integrado com os demais órgãos e secretarias envolvidos com a Política Estadual de Defesa da Mulher e responsáveis pelo suporte técnico, psicossocial e jurídico para o acolhimento das mulheres.
Podem parar
Em Salgueiro, Sertão Central, os motoristas da empresa contratada para fazer o transporte dos estudantes do município anunciaram que podem parar já na próxima terça feira (7), caso o pagamento não seja efetuado. Os atrasos seriam referentes aos meses de dezembro de 2022 e fevereiro de 2023. A prefeitura já soube da conversa e prometeu pagar ainda hoje.
Intervenção?
O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) fez duras críticas ao processo de disputa da eleição do presidente e vice-presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ele condenou o que chamou de “interferência” do Executivo nas decisões da Casa. “Vivemos um episódio muito ruim e inédito ao longo desse processo, no qual prevaleceu a não política, a não capacidade de dialogar. Aqui, o que houve foi uma intervenção direta, cheia de manobras, culminando com a interferência em um partido, modificando, a partir do Palácio, a representação dele dentro das comissões”, afirmou.