Logo Folha de Pernambuco

O jogo eleitoral em Cabrobó começa a ser jogado

Nunca um nome de um candidato ungido foi tão comentado quanto agora em Cabrobó, sertão do São Francisco. Por enquanto o nome do pré-candidato que receberá as bençãos do prefeito de Cabrobó, Marcílio Cavalcanti (PDT), para disputar a sucessão municipal, ainda é um mistério guardado a sete chaves. Desde que o jogo ficou sério só restaram quatro pré-candidatos a prefeito. Dos que abandonaram a corrida, apenas dois revelaram para quem vai o apoio. 

Nas disputas tem Dim Saraiva (PPS) na majoritária, e o sindicalista Antônio de Nestor (Solidariedade) como um possível vice. Em outra ponta tem Galego de Nanai (Avante), ainda sem vice, mas com o apoio de Barná Russo, que preferiu não concorrer a nenhum cargo. Pedro Caldas (PT) em outro palanque e Auricélio Torres (PSB) também em outra ponta. O que circula pela cidade é que dos quatro pré-candidatos, o único que rejeitou apoio do prefeito, foi Dim Saraiva, restando a Marcílio Cavalcanti escolher qual dos outros três pré-candidatos dará o seu aval.

No entanto, existe sempre a possibilidade de Marcílio se manter neutro e não declarar apoio a nenhum pré-candidato. Não seria a primeira vez que a cidade vivenciaria algo do tipo, já que o primeiro a fazer isso foi o ex-prefeito Antônio Brandão Cavalcanti, eleito em 1982 para um mandato de seis anos. Em 1988 Brandão não se envolveu na disputa entre Edgar Caldas e o médico Dr. Dermeval Menezes, apesar de todos desconfiarem de que seu apoio foi para Dermeval. 

Vai para o embate > O médico Dr. Orestes Neves eleito vereador por dois mandatos, é agora o nome escolhido pelo Partido dos Trabalhadores de Sertânia para disputar a prefeitura nas eleições de novembro. De acordo com o Diretório Municipal, a candidatura tem o objetivo central de acabar com a “mesmice política de famílias tradicionais que se arrastam no poder por mais de 50 anos na cidade”.

Rejeição mantida > O  Tribunal de Contas de Pernambuco decidiu manter a rejeição das contas prefeito de Tuparetama, Domingos Sávio da Costa Torres, referentes ao exercício financeiro de 2017, aplicando-lhe multa de R$ 16.943,00. O prefeito publicou nota afirmando que vai recorrer da decisão por ser “totalmente injusta”. Segundo ele, “não há a suposta irregularidade previdenciária apontada e a outra falha suscitada é meramente formal”.

Reviravolta > Em Arcoverde a vereadora presidente da Câmara, Célia Galindo (PSB) afirmou em reunião que é pré-candidata à prefeita da cidade, e rejeitou qualquer possibilidade de apoiar o candidato da gestão de Madalena Britto (PSB), Wellington Maciel (MDB), isso caso o pré-candidato a vice seja mesmo o delegado Israel Rubis (PP). Os vereadores Siqueirinha e João Taxista, do PSB, endossaram a decisão.  

Em Tabira > A pré-candidatura da presidente da Câmara de Vereadores, Nely Sampaio, rumo à prefeitura, na chapa formada com Maria Helena, filha do atual vice-prefeito José Amaral, ganhou o apoio do ex-prefeito da cidade, Josete Amaral. No entanto, ainda não se sabe qual a motivação do Dr. Josete para entrar no jogo político da cidade, uma vez que nas últimas eleições preferiu não se envolver.

Veja também

Moraes autoriza que Anderson Torres cuide da mãe com câncer e flexibiliza cautelares
EX-MINISTRO DA JUSTIÇA

Moraes autoriza que Anderson Torres cuide da mãe com câncer e flexibiliza cautelares

Nomeados 122 novos profissionais para a educação em Pernambuco
PERNAMBUCO

Nomeados 122 novos profissionais para a educação em Pernambuco

Newsletter