Logo Folha de Pernambuco

O xadrez eleitoral e o jogo que começou

A aproximação das eleições municipais traz junto a necessidade de definição de estratégias e arrumação das peças nesse complexo xadrez. Em Petrolina o prefeito Miguel Coelho vai para a reeleição. No campo da oposição, o nome da vez do PSOL é o Dr. Marcos Heridijânio. O ex-prefeito por 8 anos, Julio Lossio (PSD) quer voltar ao Palácio dos Guararapes.

Da briga entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o deputado federal Luciano Bivar, o projeto majoritário do vereador Gabriel Menezes tenta se consolidar no PSL. Já o PT resolveu sua crise interna e bateu o martelo em torno de Odacy Amorim, que deixou a presidência do IPA recentemente para atender o calendário eleitoral. Enquanto isso, a cidade inteira aguarda a manifestação do PSB. A menos de 4 meses das eleições, um profundo e ensurdecedor silêncio.

Exercendo o segundo mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde exerceu a função de vice-líder do governo Paulo Câmara, Lucas Ramos nunca escondeu sua vontade de disputar a prefeitura de Petrolina. Foi assim em 2016, quando ameaçou bater chapa com seu então companheiro de partido, Miguel Coelho. Retirou a candidatura e viu Miguel receber no palanque o governador e suas forças aliadas.

Após sua reeleição em 2018, Lucas iniciou uma aproximação com o ex-prefeito Júlio Lossio para construir uma candidatura única a partir dessa parceria. E parece que o momento chegou.

 

Se apossou - Em Petrolândia o pré-candidato a prefeito, João Lopes (PT), admitiu ter "adquirido" de forma não regular uma área que pertence ao município e que agora a Codevaf está solicitando para a realização do saneamento básico. Mas o pré-candidato já entrou na justiça para se tornar dono das terras.

Mais uma chance - A prefeitura de Moreilândia ganhou do Ministério Público Federal mais uma chance para obedecer as recomendações de transparência. Desde 2014 o MPF identifica ausência de informações, receitas, despesas e procedimentos de licitação. A prefeitura tem 30 dias para iniciar a prestação de contas de forma mensal no portal, com o risco de pagar multa de R$ 5 mil por cada mês de atraso.

Recebendo sem trabalhar - O MPPE recomendou a volta das sessões da Câmara de Vereadores de Timbaúba, que estavam suspensas por "tempo indeterminado" por causa da pandemia. A orientação foi para que as sessões retornem de forma online, como vem sendo feito no resto do país.

Cabrobó - Para conseguir cumprir as recomendações do Governo do Estado sobre a suspensão de festas juninas, fogueiras e fogos de artifícios durante o período de São João, a prefeitura de Cabrobó emitiu um decreto com essas normas, podendo requisitar aos infratores, multa, interdição e apreensão dos produtos, com auxílio da polícia.

Veja também

Sesc promove festival com atividades gratuitas para moradores do Largo do Maracanã
recife

Sesc promove festival com atividades gratuitas para moradores do Largo do Maracanã

Brasil não vai evitar o debate sobre combustíveis fósseis na COP30
COP30

Brasil não vai evitar o debate sobre combustíveis fósseis na COP30

Newsletter