Oposição prepara-se para definir nome à disputa majoritária em Tuparetama
Em reunião marcada pela presença de dezenas de lideranças, o PDT, Solidariedade, PV e Agir36 estabeleceram prazo para anunciar o candidato à Prefeitura de Tuparetama (PE), no Sertão do Pajeú, pela oposição. Os vereadores Danilo Augusto e Plécio Galvão são os nomes em destaque, sendo que a decisão final ocorrerá entre eles. Os dois têm o apoio do deputado estadual Luciano Duque (SD).
Além da definição dos candidatos principais, a reunião também apresentou uma lista de pré-candidatos a vereador. Entre eles estão a ex-vereadora Priscila Filó, além de Moisés Freitas, Inaldo Marques, Ailton Miguel, Carlinhos de Cibiu e Vanuza do Cajueiro. Aguardando ainda a confirmação do nome do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Carlos Roberto, e mais três que completam o número máximo de candidatos.
A expectativa é de que o pré-candidato escolhido seja oficialmente anunciado no mês de fevereiro, em um evento que contará com a presença de lideranças estaduais das siglas aliadas.
“A escolha do candidato da oposição para a Prefeitura de Tuparetama promete ser um momento crucial, uma vez que a população almeja um nome jovem, proveniente do povo e repleto de ideias inovadoras, capaz de realizar uma gestão abrangente que priorize saúde, educação, geração de emprego e renda”, afirmou Danilo Augusto. Ainda segundo ele, o grupo tem mantido conversas com o pré-candidato Ivaí Cavalcante.
Encontro com a ministra
Quem esteve reunida esta semana com a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, foi a ex-prefeita Madalena Britto, que já se lançou novamente pré-candidata em Arcoverde, no Sertão do Moxotó. Ao lado do deputado estadual Waldemar Borges, o encontro aconteceu no Recife. Em pauta, a instalação de um Instituto Federal de Educação no município, o que, segundo Madalena, beneficiaria diretamente a juventude arcoverdense. Além da luta pelo Instituto, Madalena também tratou com Luciana do reforço do Governo Federal no enfrentamento à estiagem na Zona Rural de Arcoverde, garantindo a ampliação dos carros-pipas e projetos voltados à segurança hídrica dos agricultores e agricultoras do município.
Certificação
Com apoio dos deputados federais Eduardo e Lula da Fonte, cinco municípios de Pernambuco mantiveram a certificação do semiárido. O documento torna os municípios aptos a receber recursos da Sudene, como fundos regionais e benefícios fiscais. Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos e Palmeirina foram mantidos na classificação após reavaliação do Conselho Deliberativo da Sudene. Além desses municípios, Brejão e Correntes também conseguiram a certificação.
Turismo em pauta
Os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) se reuniram para alinhar os detalhes do Plano de Integração Sul-Americana (o ‘PAC da Integração’). A conexão entre o Brasil com os demais países do continente se dará por meio de rotas de infraestrutura dos principais modais de transportes – portos, aeroportos, hidrovias, ferrovias e rodovias. “Esse é um importante programa para o desenvolvimento do país e de toda a América do Sul, que vai dialogar com o turismo, o comércio, e, sobretudo, com o desenvolvimento econômico e social. Nós estamos juntos ao lado do presidente Lula e de todo o nosso time para trabalhar pelo Brasil. É desenvolvimento, crescimento e oportunidade de trabalho para a população brasileira”, destacou Silvinho.