Logo Folha de Pernambuco

Orocó: professores dizem que estão sendo perseguidos pelo prefeito e a Câmara

Não está fácil a relação do Executivo e Legislativo com os professores em Orocó, sertão do São Francisco. A prefeitura e a Câmara optaram pelo conflito com os professores da cidade, que afirmam que irão processar o município para buscar seus direitos.

O estopim foi quando a câmara e o prefeito, Geoge Gueber (PT) aprovaram recentemente um projeto de lei que deu o aumento apenas para os professores do magistério e aos demais negou o reajuste do Piso Salarial Nacional de 12,84%. Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Orocó (SINTEO) afirma que os professores estão sendo vítimas de perseguição política, com salários cortados, direitos negados e desconsideração do Plano de Cargos e Carreiras.

Em resposta a este colunista, a assessoria de comunicação da prefeitura rebateu a nota e afirmou que os professores de Orocó recebem acima do piso, disse também que o aumento foi apenas para quem recebia menos e colocou a culpa na queda de repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) devido a pandemia.

A menos de 4 meses das eleições municipais a prefeito já recebeu recomendação do MPPE para retirar das mídias oficiais do município postagens que contrariavam os princípios da Administração Pública e agora tem um novo dilema para administrar.   

 

Psol vai às urnas - Em Ouricuri militantes do Partido Solicialismo e Liberdade (PSOL) anunciam a consolidação de 22 nomes para pré-candidatura nas eleições deste ano. Mas preferiram guardar segredo sobre quem irá enfrentar a majoritária, deixando para anunciar apenas durante as convenções partidárias que acontecerão em julho.

Culpou a pandemia - O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota decidiu travar o lançamento do concurso público para área da educação, saúde e guarda municipal. A justificativa foi de que não há estabelecimentos com espaço suficiente e que só irá acontecer este ano se “houver brecha legal e recuperação de receita”.  

Negou - Em Custódia o vereador da oposição Cristiano Dantas e o prefeito Emmanuel Fernandes entram em conflito sobre o aumento para os profissionais da saúde. O prefeito teria dito que deu o aumento depois da rejeição dos vereadores de oposição. Mas Cristiano garante que o prefeito “criou inverdades para crescer em cima do fato”.

Com ressalvas - Após rejeição, o Tribunal de Contas do Estado decidiu aprovar com ressalvas as contas do ex-prefeito de Cabrobó Auricélio Torres. Depois de administrar a cidade nos anos de 2013 a 2016 e não ter disputado a reeleição, agora decidiu disputar novamente a prefeitura com o apoio dos ex-prefeitos, Edgar e Eudes Caldas.

Não avançaram - Os comércios das regiões de Palmares, Goaina, Caruaru e Garanhuns não irão para a terceira etapa do Plano de Convivência com a Covid-19, pois no lugar de queda, houve um aumento na demanda por leitos.

Campanha - O mote te campanha: Na região do Araripe os candidatos a prefeito já escolheram sua plataforma para conquistar eleitores: Emprego. As demissões atingiram 40% dos trabalhadores do setor, já muitas fábricas tiveram que reduzir sua produção e outras paralisaram as suas atividades.

Veja também

Newsletter