Os candidatos, as decisões e a política na capital do vaqueiro
Em Serrita, as peças principais da política municipal já começaram a se movimentar para as eleições de novembro. Depois de muito mistério, o grupo do prefeito, Erivaldo Oliveira (PSD), anunciou o nome do pré-candidato que vai tentar a sucessão na capital nacional do vaqueiro, uma vez que o prefeito decidiu não tentar a reeleição. O escolhido é o jovem empresário Rodrigo Cecílio (DEM), filho do ex-prefeito Carlos Cecílio.
A decisão foi do próprio Carlos Cecílio, que governou a cidade por 4 mandatos, e continua exercendo forte influência nas decisões políticas do município. Entre a esposa, dona Marli e o filho, a preferência recaiu sobre Rodrigo que também exerceu o cargo de secretário de Agricultura do município.
Rodrigo vai disputar sua primeira eleição, provavelmente com Aleudo Benedito (PMDB), que é o pré-candidato da oposição e disputou com Erivaldo Oliveira em 2016, ficando em segundo lugar, com a diferença de 448 votos. Enquanto o grupo do prefeito anuncia só agora o escolhido para a sucessão, Aleudo Benedito vem trabalhando seus pré-candidatos desde 2018, na tentativa de interromper a sequência de vitórias do grupo de Carlos Cecílio na política de Serrita.
Outro nome que pode entrar novamente na disputa, é Heron Canejo (PSB), que ficou em terceiro lugar nas eleições de 2016, com 1,49% dos votos. Contudo, faltando pouco tempo para a formação oficial de chapa, nas convenções partidárias, essa decisão ainda não teria sido tomada.
Redes desativadas > As redes sociais da Câmara de Vereadores de Salgueiro ficarão desativadas até o fim das eleições municipais, em 15 de novembro. A decisão foi tomada atendendo a determinação da Lei Federal 9.504/1997, para o período que antecede as eleições municipais. De acordo com a Casa, as notícias do Legislativo serão divulgadas no site www.salgueiro.pe.leg.br .
Lista indica ficha suja > O Tribunal Regional Eleitoral divulgou uma lista com o nome dos gestores públicos que tiveram as contas rejeitadas e estarão impedidos de participar das eleições deste ano, por conta da Lei da Ficha Limpa. A lista traz o nome de 1.146 prefeitos e gestores e um total de 1.148 contas julgadas irregulares. No entanto, a decisão final fica por conta da justiça eleitoral, ou seja, o nome na lista não significa que o gestor já está impedido de concorrer ao pleito.
Santa Filomena > O servidor público estadual e ex-advogado, Leandro Benício (PP), solicitou o afastamento de suas funções para se dedicar exclusivamente à sua pré-campanha para prefeito de Santa Filomena, no Sertão do Araripe. Benício definirá nos próximos dias a data da sua convenção partidária, que será realizada através das redes sociais por conta da pandemia do novo Coronavírus.
Vice definido > O palanque de Sávio Torres (PTB) em Tuparetama está formado. Durante uma live, o prefeito informou que o vereador Diógenes Patriota, de 35 anos, será o seu vice na chapa rumo a reeleição. Formado em administração, filho do ex-prefeito Vitalino Patriota, Diógenes está no segundo mandato, foi o vereador mais votado em 2016, e faz parte do grupo do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB).