Logo Folha de Pernambuco

Os candidatos, as decisões e a política na capital do vaqueiro

Em Serrita, as peças principais da política municipal já começaram a se movimentar para as eleições de novembro. Depois de muito mistério, o grupo do prefeito, Erivaldo Oliveira (PSD), anunciou o nome do pré-candidato que vai tentar a sucessão na capital nacional do vaqueiro, uma vez que o prefeito decidiu não tentar a reeleição. O escolhido é o jovem empresário Rodrigo Cecílio (DEM), filho do ex-prefeito Carlos Cecílio.

A decisão foi do próprio Carlos Cecílio, que governou a cidade por 4 mandatos, e continua exercendo forte influência nas decisões políticas do município. Entre a esposa, dona Marli e o filho, a preferência recaiu sobre Rodrigo que também exerceu o cargo de secretário de Agricultura do município.

Rodrigo vai disputar sua primeira eleição, provavelmente com Aleudo Benedito (PMDB), que é o pré-candidato da oposição e disputou com Erivaldo Oliveira em 2016, ficando em segundo lugar, com a diferença de 448 votos. Enquanto o grupo do prefeito anuncia só agora o escolhido para a sucessão, Aleudo Benedito vem trabalhando seus pré-candidatos desde 2018, na tentativa de interromper a sequência de vitórias do grupo de Carlos Cecílio na política de Serrita.

Outro nome que pode entrar novamente na disputa, é Heron Canejo (PSB), que ficou em terceiro lugar nas eleições de 2016, com 1,49% dos votos. Contudo, faltando pouco tempo para a formação oficial de chapa, nas convenções partidárias, essa decisão ainda não teria sido tomada.

Redes desativadas > As redes sociais da Câmara de Vereadores de Salgueiro ficarão desativadas até o fim das eleições municipais, em 15 de novembro. A decisão foi tomada atendendo a determinação da Lei Federal 9.504/1997, para o período que antecede as eleições municipais. De acordo com a Casa, as notícias do Legislativo serão divulgadas no site www.salgueiro.pe.leg.br .

Lista indica ficha suja > O Tribunal Regional Eleitoral divulgou uma lista com o nome dos gestores públicos que tiveram as contas rejeitadas e estarão impedidos de participar das eleições deste ano, por conta da Lei da Ficha Limpa. A lista traz o nome de 1.146 prefeitos e gestores e um total de 1.148 contas julgadas irregulares. No entanto, a decisão final fica por conta da justiça eleitoral, ou seja, o nome na lista não significa que o gestor já está impedido de concorrer ao pleito.

Santa Filomena > O servidor público estadual e ex-advogado, Leandro Benício (PP), solicitou o afastamento de suas funções para se dedicar exclusivamente à sua pré-campanha para prefeito de Santa Filomena, no Sertão do Araripe. Benício definirá nos próximos dias a data da sua convenção partidária, que será realizada através das redes sociais por conta da pandemia do novo Coronavírus.

Vice definido > O palanque de Sávio Torres (PTB) em Tuparetama está formado. Durante uma live, o prefeito informou que o vereador Diógenes Patriota, de 35 anos, será o seu vice na chapa rumo a reeleição. Formado em administração, filho do ex-prefeito Vitalino Patriota, Diógenes está no segundo mandato, foi o vereador mais votado em 2016, e faz parte do grupo do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB).

Veja também

BNDES aprova R$ 56,7 mi para conexão à internet de 500 mil alunos de escolas públicas
CONECTIVIDADE

BNDES aprova R$ 56,7 mi para conexão à internet de 500 mil alunos de escolas públicas

Países aprovam regras para transações de carbono entre países na COP29
ONU

Países aprovam regras para transações de carbono entre países na COP29

Newsletter