Parlamentares repercutem escolha de novo ministro da Educação
A escolha do professor Carlos Alberto Decotelli da Silva para o cargo de ministro da Educação, divulgada na tarde desta quinta-feira (25), repercutiu entre políticos pernambucanos. Carlos Alberto fica no lugar de Abraham Weintraub, que anunciou a saída do cargo após permanecer 14 meses no ministério.
O deputado federal João Campos (PSB) ressaltou que, apesar ser oposição ao Governo Federal, deseja uma boa gestão ao novo titular da pasta. "Faço oposição ao governo Bolsonaro, mas sempre trabalharei pela educação pública brasileira. Por isso desejo uma boa gestão para o novo Ministro da educação, Carlos Alberto Decotelli. Que tenha pulso para desfazer os estragos feitos por seus antecessores", escreveu. O também deputado federal socialistas Danilo Cabral (PSB), por sua vez, pediu que a educação seja "um valor central e estratégico" para o País. "Torço, sinceramente, que o novo Ministro consiga avançar na pauta da Educação. Até aqui, Governo Bolsonaro tratou a área como um problema e não como solução. Esperamos que a educação seja um valor central e estratégico para o desenvolvimento do Brasil. Chega de perder tempo", anotou.
Já o deputado federal Raul Henry (MDB) comentou as falas do novo ministro e o desejou sorte. "Achei muito positiva a primeira entrevista do novo Ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli da Silva. Nela, afirmou que pretende buscar o diálogo com estados, municípios, o Congresso e a comunidade educacional. E que pretende basear sua política em critérios técnicos. Se, de fato, ele seguir esse caminho, tem tudo para acertar. Já existe muito conhecimento acumulado sobre o que fazer em política educacional para melhorar a escola pública. Desejo-lhe boa sorte, e, se precisar, conta com o meu mandato", afirmou.
Além deles, o deputado federal Sílvio Costa Filho (Republicanos) ressaltou que Decotelli procura o diálogo. "O professor Carlos Alberto Decotelli é o novo nome do MEC. Em 2019, ele presidiu o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e sempre dialogou com as entidades educacionais e com o parlamento. Desejo que faça uma boa gestão! Seguiremos trabalhando por uma Educação qualificada", disse.