Paulo Câmara anunciará seu candidato com um olho em Pernambuco e outro em Lula
O governador Paulo Câmara (PSB) prometeu que anunciaria o candidato a sua sucessão até o final de janeiro. Mas é uma decisão que carece de uma avaliação mais detalhista. O governador vai decidir de olho no ex-presidente Lula, que pretende anunciar a pré-candidatura em fevereiro ou março.
Lula projetou ser candidato pelo PT com o aval de vários partidos da esquerda, e o PSB – que quer indicar o vice – é aliado histórico. A legenda espera que o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alkmin, que deixou o PSDB, se filie e vire o vice ideal.
Com essa costura, o PSB de Pernambuco espera reciprocidade e que o PT no Estado esteja na chapa, mas não na cabeça. Toda movimentação do senador Humberto Costa de se colocar como o nome do PT é encarada como o desejo de alguém que quer o Senado, não a cabeça de chapa.
O presidente do PSB nacional, Carlos Siqueira, já andou cobrando a tal reciprocidade: “Em primeiro lugar, nós não vamos fazer federação com ninguém, principalmente com o PT, antes de ter um acordo geral sobre os apoios que nós precisamos do PT. Em segundo lugar, a rigor, nós não precisamos de federação alguma para disputar as eleições”, declarou.
O fato é que o palácio trabalha com um cenário de tranquilidade, contando com o PT na chapa. Caso o compromisso desande, a estratégia precisará ser revista. E o nome, certamente, pode não ser o mesmo que está na cabeça do governador.
Pelos animais
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), nem bem começou o ano e já sentiu o primeiro golpe. Um grupo dos defensores dos animais liberou uma carta pública repudiando a atitude da prefeitura pela compra de fogos de artifício que causam transtornos aos animais. “Como já é de conhecimento da população, os fogos causam transtornos e em alguns casos até morte de animais de pequeno porte, na noite de réveillon. Fizemos a sugestão ao governo que fosse adquirido fogos silenciosos, porém o prefeito informou que não faria adesão, juntamente com Recife e Olinda dos fogos silenciosos”, expôs a carta.
Saiu
O vice-prefeito de Goiana, Fernando Veloso (DEM), não é mais secretário municipal de Educação e Inovação. “Vamos fazer a diferença para desenvolver cada vez mais Goiana. Fomos eleitos pelo povo para dar uma vida melhor à nossa população. Temos que pensar no futuro. Eu e Fernando vamos juntos deixar a nossa marca”, adisse o prefeito Eduardo Honório (PSL).
Cadê a água?
Um estouramento na Adutora do Pajeú deixou sem água três municípios da região em plena virada do ano: Carnaíba, Quixaba e Flores. A população ficou na bronca e, claro, a oposição desceu a ripa, com força, na Compesa.
Mais dinheiro
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), começou o ano recebendo dinheiro. Ela teve a notícia da liberação de uma emenda do deputado federal Sebastião Oliveira, no valor de R$ 3 milhões, para o custeio de ações na área de saúde. Sebá diz que ainda vai ter liberação de recursos para uma escola no bairro Ipsep e a construção de uma creche.