Pimentel vai com presidente da câmara como vice em Araripina
Na maior cidade do Arararipe o cenário eleitoral deste ano já parece estar bem construído na chapa do atual prefeito Raimundo Pimentel (PSL). Mesmo falando pouco sobre o assunto, ele disse a este colunista que as principais características para escolher o nome que sairá ao seu lado na majoritária são lealdade e compromisso.
O leal e comprometido, nesse caso, é o atual presidente da Câmara de Vereadores de Araripina, Evilásio Mateus (DEM), que cresceu no grupo político do prefeito ao conseguir que lideranças expressivas da cidade, que não o apoiaram em 2016, caminhassem junto com eles.
O atual vice, Bringel Filho (PP) rompeu suas alianças políticas com Pimentel e deve atender o seu pai, ex-prefeito Emanuel Bringel, e lançar candidatura própria. Fato que segundo o prefeito, não o incomoda e que apesar das divergências, não há mágoa de sua parte.
Pimentel comemora o que chama de duas vitórias, a recente cura do Coronavírus e todas as contas pagas do município. Nos últimos dias decidiu acelerar as obras na cidade e nos distritos e afirma que as atividades econômicas voltarão a funcionar de acordo com o cronograma estabelecido pelo Governo do Estado com todas as medidas de distanciamento e higiene.
Quebra de braço - O prefeito de Itacuruba, Bernardo Maniçoba entrou em conflito com os vereadores da cidade após ter seu projeto de ampliação do Clube Municipal vetado na Câmara. Segundo ele, o projeto, que já foi autorizado pela Caixa Econômica Federal, foi levado para os órgãos judiciais tomarem as providências. Falta a Câmara explicar o motivo do veto.
Na mira do MPE - Câmaras e prefeituras de Orocó, Triunfo, Flores e Cabo, foram alertadas sobre o risco de utilizarem bens públicos em ano eleitoral para ajudar partidos políticos, coligações e candidatos, sob o risco de abuso de poder político e econômico. Caso haja condenação, a pena pode variar entre multa, cassação e perdas de direitos políticos. Os gestores têm 10 úteis para provar o cumprimento ou não da recomendação.
O vice tranquilão - O vice-prefeito de Brejo da Madre de Deus, Josevaldo Lopes, assumiu a prefeitura após o prefeito, Hilário Paulo, ter seu estado de saúde agravado após ser diagnosticado com Covid-19. Tranquilo, disse que vai dar prosseguimento ao que já vinha sendo feito na cidade.
Pena de multa - Justiça Federal decidiu que o município de Ipubi deve realizar pagamento dos professores por meio de verba do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. A prefeitura deve elaborar em até 60 dias um plano de aplicação dos recursos com a participação do sindicato dos professores.
Mudou - As sessões online da Câmara de Vereadores de Petrolina deixam de acontecer pela manhã e agora serão as 14h30 pelo YouTube. Na portaria, o presidente Osório Siqueira destaca a mudança apenas para o período da pandemia.