Logo Folha de Pernambuco

Polêmica dos votos

Os irmãos Oliveira, Sebastião (deputado federal pelo Avante) e Waldemar (presidente do Avante em Pernambuco), têm um histórico de posições polêmicas em votações chave na história recente. O partido para o qual militam é conhecido por mudar de posição constantemente. A abstenção de Waldemar Oliveira no julgamento da prisão de Chiquinho Brazão (congressista acusado de mandar matar a vereadora Marielle Franco do Psol-RJ) chamou a atenção, já que, na política, a abstenção é, em muitos casos, uma forma de tomar partido.

Sebastião, por sua vez, já foi questionado no governo Temer pelo voto a favor da reforma tributária, que retirou direitos dos trabalhadores, aprovada em 2017. Também votou a favor da reforma da previdência em 2019, no então governo Temer. À época, ele era do PL.

Outra polêmica dos Oliveira partiu também de Sebá, no processo de impeachment contra Dilma Rousseff, que lhe rende questionamentos até hoje. Em agosto de 2017, a Câmara aprovou o relatório da Comissão de Constituição e Justiça, que recomendava a rejeição da denúncia da Procuradoria Geral da República por crime de corrupção passiva contra o presidente Michel Temer. Sebastião seguiu o relator e ajudou a salvar Temer do STF.

Início dos diálogos

Simão Durando (UB), prefeito e pré-candidato à reeleição de Petrolina, no Sertão, iniciou uma série de encontros comunitários nesta quarta-feira (10), que fazem parte do ciclo de debates “Petrolina segue em frente”, reunindo diversos líderes comunitários. O ex-prefeito e apoiador do projeto de continuidade, Miguel Coelho, também do União Brasil, esteve presente na reunião e não poupou críticas à Compesa, ao fazer um apelo a Simão para priorizar o saneamento básico em Petrolina.

Suspensa

A juíza Ana Carolina Santana, da 67ª Zona Eleitoral, deferiu o pedido de tutela de urgência do PSDB nesta quinta-feira (11), em Triunfo, no Alto Sertão do Pajeú. A ação foi uma resposta à representação eleitoral contra a empresa Instituto Datatrends LTDA por divulgação de pesquisa irregular para o pleito municipal deste ano. A decisão suspende a divulgação dos resultados da pesquisa até a publicação da decisão de mérito, garantindo a lisura e transparência do processo eleitoral. O PSDB alegou gravidades insanáveis na pesquisa, que poderiam influenciar a opinião dos eleitores de Triunfo.

Aprovadas

O Tribunal de Contas de Pernambuco recomendou à Câmara Municipal de Floresta, no Sertão, a aprovação, com ressalvas, das contas da prefeita Rosângela de Moura Maniçoba a Rorró Maniçoba, relativas ao exercício financeiro de 2021. A análise da prestação de contas ocorreu na sessão da Segunda Câmara da última semana, com parecer unânime pela aprovação com ressalvas, considerando a atipicidade do período em virtude da Covid-19.

Veja também

Newsletter