Logo Folha de Pernambuco

Prefeita de Santa Cruz explica declarações após demissão em massa

Em Santa Cruz, Sertão do Araripe, a situação da prefeita Eliane Soares (Avante) anda um tanto complicada. Isso por que a gestora fez uma série de demissões na Secretaria de Educação do município na última quinta-feira (10), o que tem acarretado muitos questionamentos, além da insatisfação por parte de quem, de um dia para o outro, se viu sem emprego.

Cabe lembrar que Eliane Soares foi uma das primeiras gestoras a pagar o reajuste do piso dos professores já no mês de fevereiro. Em textos que circulam nas redes sociais, atribuem à prefeita uma fala durante entrevista a uma rádio local de que a culpa das demissões seria a crise instaurada pela Guerra Rússia x Ucrânia.

Procurada por este colunista, a assessoria de comunicação de Eliane afirmou que a frase foi tirada de contexto. “A prefeita Eliane mencionou que a guerra estava trazendo consequências para a piora da crise econômica, citando, por exemplo, o aumento no preço dos combustíveis e que, por conta disso, também irá reduzir a frota de ônibus escolares e da alta dos alimentos, o que também está impactando na licitação de merenda escolar”, explicou a assessoria.

Já sobre as demissões, a prefeitura justificou que, com a concessão do reajuste de 33,24% aos professores da rede, houve um grande impacto sobre a folha mensal, sendo necessária uma “reorganização administrativa”. Por conta disso, contratados que estavam fora da sala de aula, lotados nas coordenações pedagógica e administrativa, bem como professores em gozo de licença-prêmio, foram convocados a reassumir seus postos, fazendo com que 71 contratos fossem suspensos temporariamente.

Quanto ao aspecto social da medida, o governo municipal informou que está buscando outras alternativas visando à reintegração desses servidores afastados, estando ciente da sua importância e o quanto a renda mensal então recebida era e é importante para a manutenção dessas famílias, estando toda a gestão empenhada em resolver o quanto antes a situação.

 

Empenhado

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) está empenhado em aprovar o projeto de lei PL 2564/2020, que institui o piso salarial nacional do Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteira. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o parlamentar garantiu que estará hoje com o presidente da Câmara, Arthur Lira, para colocar o projeto em pauta o quanto antes.

 

Dos campos para a Alepe

O ex-jogador Carlinhos Bala agora vai tentar uma cadeira na Alepe. O “Rei de Pernambuco”, conhecido por atuar nos três grandes da Capital (Sport, Santa Cruz e Náutico) se filiou ao Progressistas e teve sua candidatura chancelada por Lula e Eduardo da Fonte.

 

Demanda antiga

O deputado federal Fernando Filho (UB), um dos principais alicerces da campanha do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, para governador de Pernambuco, esteve no Cedro, Sertão Central, no final de semana. Ele afirmou que irá batalhar incessantemente pela construção do hospital do município, uma demanda antiga dos moradores do município.

 

Piso dos professores

Em Arcoverde, Sertão do Moxotó, o prefeito Wellington Maciel encaminhou o projeto de reajuste do piso dos professores ontem (14) à Câmara de Vereadores, após reunião com o sindicato dos professores. Agora é aguardar a aprovação da Casa Legislativa.

Veja também

Hezbollah proclama "vitória" sobre Israel
Israel

Hezbollah proclama "vitória" sobre Israel

Depressão masculina em foco no Novembro Azul
DEPRESSÃO

Depressão masculina em foco no Novembro Azul

Newsletter