Logo Folha de Pernambuco

Prefeito em céu de brigadeiro e oposição espalhada no cenário eleitoral de Petrolin

Em Petrolina, no Sertão do Estado, a incógnita em torno do ano eleitoral que se aproxima ainda permanece. Do lado do grupo político de Fernando Bezerra (MDB), Miguel Coelho (UB), Fernando Filho (UB) e Antonio Coelho (UB), o prefeito Simão Durando (UB) continua voando em céu de brigadeiro, graças a obras estruturadoras e outras menores por toda a cidade.

Com uma administração aprovada pela maioria dos petrolinenses, Simão vai caminhando até agora sem nenhum adversário. Bem diferente da eleição passada, que tinha na corrida municipal o advogado Júlio Lossio Filho, o ex-deputado Odacy Amorim, o ex-vereador Gabriel Menezes, Dr. Marcos Ortopedista e Deomiro Santos.

Agora, o cenário é outro. Gonzaga Patriota, que poderia entrar na disputa de 2024, já não é mais deputado, nem Odacy e sua esposa, Dulci Amorim.

Já o ex-prefeito Julio Lossio, que por duas vezes esteve à frente da cidade e é sempre lembrado nesses momentos, está cada vez mais voltado à iniciativa privada, colocando, inclusive, hospitais e clínicas em Juazeiro (BA). Portanto, Lossio não acena para nenhuma movimentação política.

Por sua vez, nos bastidores políticos de Petrolina os comentários são de que o deputado federal Lucas Ramos (PSB) pode, sim, ser o nome da oposição para brigar pela prefeitura em 2024, bem como o assessor especial do Governo Raquel Lyra, Guilherme Coelho (PSDB). Guilherme, até onde se sabe, pode ser escalado ou indicar um filho para a tarefa. No entanto, ele deve certamente ouvir a orientação de Raquel, que deverá ter um nome para a disputa pela prefeitura da maior cidade do Sertão, já que até o momento ela não dá demonstração nenhuma de que caminhará com o grupo de Miguel. Mas, na oposição, tudo caminha no campo da suposição. É aguardar.

Fortalecendo bases

Em encontro realizado no último final de semana, o PSB reforçou as prioridades da legenda para a construção de um planejamento estratégico com vistas às eleições de 2024. “Nós encerramos um ciclo de governo, mas não a vida partidária. Pelo contrário, ela cresce e se fortalece. E nosso primeiro grande ativo é nosso partido, nossa militância, nossa base presente em todos os municípios de Pernambuco”, destacou o líder do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Sileno Guedes.

Teve críticas

Mas no encontro do PSB também sobraram críticas à gestão Raquel Lyra. O coordenador da Fundação João Mangabeira em Pernambuco, deputado Pedro Campos, ressaltou a nitidez do posicionamento do PSB no novo cenário estadual. “Quando o atual governo não paga o 13º do Bolsa Família e não fala nada sobre reeditar o Programa de Aquisição de Alimentos estadual, mesmo com toda a disposição que o Governo Lula tem com nosso Estado, isso nos coloca na oposição. Temos raízes muito identificadas. Sabemos quem a gente defende”, disse.

Mais avanços

Em Araripina, no Sertão do Araripe, a gestão municipal, junto com o governo do Estado, concluiu o balizamento noturno no Aeroporto Comandante Mairson Rodrigues Bezerra. Essa é uma conquista que durou 21 anos para acontecer, e a iniciativa é essencial para garantir a segurança. Para o prefeito Raimundo Pimentel, a introdução dos voos noturnos representa um marco significativo para Araripina, com avanços para a saúde, negócios, turismo e desenvolvimento econômico na região.

Veja também

Concursos para contratar professores não avaliam capacidade de ensinar, aponta estudo
EDUCAÇÃO

Concursos para contratar professores não avaliam capacidade de ensinar, aponta estudo

De agenda de Heleno a 'Operação 142', relatório inclui novas provas a inquérito da ofensiva golpista
INVESTIGAÇÃO DA PF

De agenda de Heleno a 'Operação 142', relatório inclui novas provas a inquérito da ofensiva golpista de Bolsonaro

Newsletter