Prefeito em céu de brigadeiro e oposição espalhada no cenário eleitoral de Petrolin
Em Petrolina, no Sertão do Estado, a incógnita em torno do ano eleitoral que se aproxima ainda permanece. Do lado do grupo político de Fernando Bezerra (MDB), Miguel Coelho (UB), Fernando Filho (UB) e Antonio Coelho (UB), o prefeito Simão Durando (UB) continua voando em céu de brigadeiro, graças a obras estruturadoras e outras menores por toda a cidade.
Com uma administração aprovada pela maioria dos petrolinenses, Simão vai caminhando até agora sem nenhum adversário. Bem diferente da eleição passada, que tinha na corrida municipal o advogado Júlio Lossio Filho, o ex-deputado Odacy Amorim, o ex-vereador Gabriel Menezes, Dr. Marcos Ortopedista e Deomiro Santos.
Agora, o cenário é outro. Gonzaga Patriota, que poderia entrar na disputa de 2024, já não é mais deputado, nem Odacy e sua esposa, Dulci Amorim.
Já o ex-prefeito Julio Lossio, que por duas vezes esteve à frente da cidade e é sempre lembrado nesses momentos, está cada vez mais voltado à iniciativa privada, colocando, inclusive, hospitais e clínicas em Juazeiro (BA). Portanto, Lossio não acena para nenhuma movimentação política.
Por sua vez, nos bastidores políticos de Petrolina os comentários são de que o deputado federal Lucas Ramos (PSB) pode, sim, ser o nome da oposição para brigar pela prefeitura em 2024, bem como o assessor especial do Governo Raquel Lyra, Guilherme Coelho (PSDB). Guilherme, até onde se sabe, pode ser escalado ou indicar um filho para a tarefa. No entanto, ele deve certamente ouvir a orientação de Raquel, que deverá ter um nome para a disputa pela prefeitura da maior cidade do Sertão, já que até o momento ela não dá demonstração nenhuma de que caminhará com o grupo de Miguel. Mas, na oposição, tudo caminha no campo da suposição. É aguardar.
Fortalecendo bases
Em encontro realizado no último final de semana, o PSB reforçou as prioridades da legenda para a construção de um planejamento estratégico com vistas às eleições de 2024. “Nós encerramos um ciclo de governo, mas não a vida partidária. Pelo contrário, ela cresce e se fortalece. E nosso primeiro grande ativo é nosso partido, nossa militância, nossa base presente em todos os municípios de Pernambuco”, destacou o líder do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Sileno Guedes.
Teve críticas
Mas no encontro do PSB também sobraram críticas à gestão Raquel Lyra. O coordenador da Fundação João Mangabeira em Pernambuco, deputado Pedro Campos, ressaltou a nitidez do posicionamento do PSB no novo cenário estadual. “Quando o atual governo não paga o 13º do Bolsa Família e não fala nada sobre reeditar o Programa de Aquisição de Alimentos estadual, mesmo com toda a disposição que o Governo Lula tem com nosso Estado, isso nos coloca na oposição. Temos raízes muito identificadas. Sabemos quem a gente defende”, disse.
Mais avanços
Em Araripina, no Sertão do Araripe, a gestão municipal, junto com o governo do Estado, concluiu o balizamento noturno no Aeroporto Comandante Mairson Rodrigues Bezerra. Essa é uma conquista que durou 21 anos para acontecer, e a iniciativa é essencial para garantir a segurança. Para o prefeito Raimundo Pimentel, a introdução dos voos noturnos representa um marco significativo para Araripina, com avanços para a saúde, negócios, turismo e desenvolvimento econômico na região.