Logo Folha de Pernambuco

Projeto coloca em risco as bacias do São Francisco e políticos se calam

“A cada R$ 1 gasto na transposição das águas do Rio São Francisco, R$ 2 serão investidos em revitalização”. A promessa dos governantes que implantaram o sistema de captação e que nunca se concretizou e a degradação crescente do rio na integração nacional, levaram o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) a se engajar na campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”, que teve a sua nona edição lançada nesta quarta-feira (18/5), em Ouro Preto (MG), mas que vai rodar pelas cidades do São Francisco e toda a calha do rio.

As cidades que concentram a campanha e a disseminam regionalmente são: Pirapora (Alto São Francisco), Ibotirama (BA – Médio SF), Glória (BA – Submédio SF) e Gararu (SE – Baixo SF).

O Comitê alerta para o risco de mudança da legislação que instituiu a política hídrica nacional, a lei 9.433, por meio do Projeto de Lei PL 4.546. “Esse projeto põe em risco todas as bacias e principalmente a do São Francisco. Caso o projeto seja aprovado no Congresso e sancionado, os comitês passarão a não ter mais como aprovar os planos de gestão de recursos hídricos. As leis estaduais terão de mudar. Será um desmonte”, resumiu o presidente do CBHSF, Maciel Oliveira.

Os prefeitos do São Franciscos foram convocados e se manifestarem e lutarem pela preservação do rio com uma voz local.

A luta da PE
Quem está comemorando é o prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes, o Manuca de Zé do Povo,(PSD), que divulgou em suas redes sociais, que o Governador Paulo Câmara, vai inaugurar na próxima sexta-feira (20), a pavimentação do trecho da PE-310, que liga a Custódia até o Distrito de Quitimbu. Essa obra já cansou de ser prometida e não cumprida

Conta a mosca da carambola
O secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Luís Eduardo Cavalcanti se reuniu com o secretário da Agricultura Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia Leonardo Bandeira, para uma tentativa da criação de uma Área de Proteção Fitossanitária na região do Vale do São Francisco, em parceria entre a Bahia e Pernambuco, para combater à mosca da carambola, importante praga que costuma atacar plantios de frutas. As discussões avançaram no sentido da efetivação de um Termo de Cooperação Técnica entre os dois estados.

Pegou a oposição
Em Santa Filomena, Sertão do Araripe, o maior grupo de oposição da cidade declarou apoio ao deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e ao pré-candidato a deputado estadual Kaio Maniçoba (PP). O grupo é liderado pelo empresário Wagner Mororó, filho da vice-prefeita do município, Francinete Diniz, e irmão do vereador mais votado nas últimas eleições, Wallace Mororó.

Infração 
Os prefeitos das cidades de Ingazeira, Jatobá e Dormentes, no Sertão Pernambucano, receberam autos de infração da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE), por não enviarem o plano de ação para adequação do destino final dos resíduos sólidos urbanos, visando à eliminação dos chamados “lixões” nos municípios. O relator do processo foi o conselheiro Valdecir Pascoal. Nos três votos, o conselheiro apontou o descumprimento de Acórdãos por parte dos gestores ao não realizarem a elaboração e apresentação, até 2019, do plano de ação referente à adequação da destinação dos resíduos sólidos e eliminação dos lixões.

Veja também

Ao menos 22 mortos em bombardeios israelenses no leste do Líbano, segundo ministério
Líbano

Ao menos 22 mortos em bombardeios israelenses no leste do Líbano, segundo ministério

Médicos alertam para aumento de micoses causadas por fungos transmitidos em barbearias
Saúde

Médicos alertam para aumento de micoses causadas por fungos transmitidos em barbearias

Newsletter