Logo Folha de Pernambuco

Protesto dos professores e oposição articulada são ‘calos’ do prefeito de Cabrobó

Em Cabrobó, Sertão do São Francisco, o clima começou a ficar pesado contra o prefeito, Galego de Nanai. A oposição está a cada dia mais organizada contra ele.

Mas no dia do aniversário de emancipação política do município, um evento grande mexeu com todo mundo: o protesto que os professores aposentados realizaram nas comemorações pelos 95 anos de Cabrobó.

Com faixas e cartazes, eles cobraram o rateio do Fundef, especialmente os juros do precatório. Além disso, fizeram músicas direcionadas a Galego de Nanai, ressaltando que “não há nada a comemorar”.

O protesto saiu pelas ruas centrais de Cabrobó, com professores entoando cobranças ao gestor e à Câmara Municipal. “Executivo e Legislativo unidos contra os professores. Devolvam o juro do nosso precatório!”, dizia uma frase escrita em uma faixa.

O atual prefeito venceu a última eleição com 37,29% dos votos contra o ex-prefeito Dr. Auricélio (PSB), que obteve 32,49%, e o ex-presidente da Câmara, Dim Saraiva (MDB), com 30,21% dos votos.

Criticou

A Comissão de Justiça da Alepe aprovou na última terça os dois Projetos de Lei Complementar do Poder Executivo que fazem mudanças em regras tributárias do Estado de Pernambuco. As propostas integram o pacote fiscal enviado pela governadora Raquel Lyra no mês de agosto, intitulado “Descomplica PE”. Durante a discussão, a líder da Oposição, deputada Dani Portela (PSOL), afirmou que medidas previstas no pacote, como o aumento do ICMS de 18% para 20,5% e a unificação do IPVA em 2,4% para carros e qualquer moto acima de 50 cilindradas, vão prejudicar os mais pobres. A psolista questionou ainda o fato de uma só proposição alterar 16 leis em vigor.

Mais críticas

Falhas na proteção de mulheres vítimas de violência em Pernambuco também foram denunciadas na última Reunião Plenária da Alepe. Parlamentares relataram o fechamento de casas-abrigos, a falta de estrutura nestes espaços de acolhimento, além da ausência de uma política mais ampla de segurança pública focada na questão de gênero. Para a Delegada Gleide Ângelo (PSB), “o Governo de Pernambuco é omisso com a segurança das mulheres pernambucanas”. Dani Portela também criticou o Estado sobre esse assunto, apontando que as vítimas relataram que estavam “se sentindo encarceradas e não protegidas”.

Adutora de Negreiros

Os investimentos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Pernambuco voltaram a repercutir na Reunião Plenária da Assembleia Legislativa. A deputada Socorro Pimentel (UB) defendeu a articulação política para que mais uma obra seja financiada pela iniciativa do Governo Federal: a Adutora de Negreiros, no Sertão do Araripe. A parlamentar ressaltou que o sistema adutor deve partir de uma barragem localizada no município de Salgueiro (Sertão Central) para se interligar ao Açude do Chapéu, em Parnamirim, na mesma região. A intervenção tem o potencial de beneficiar 450 mil sertanejos de 11 municípios.

Agenda intensa

Sem parar, o deputado federal André Ferreira (PL) visitou várias cidades do Interior pernambucano neste último final de semana, antes de embarcar para Brasília. Do Agreste ao Sertão, o parlamentar teve agenda intensa de reuniões com lideranças parceiras, eventos e entregas. Em Serrita, junto ao prefeito Aleudo Benedito, o deputado participou das comemorações dos 95 anos de emancipação da cidade, entregando, através de emenda parlamentar, um trator para potencializar os trabalhos de infraestrutura do município.

Veja também

Newsletter