PSOL pronto para entrar no jogo
A tendência Movimento Esquerda Socialista (MES) do PSOL em Petrolina, no Sertão do São Francisco, confirmou o lançamento das pré-candidaturas para as eleições municipais de 2024, agendadas para domingo, dia 26, às 9h, no Bairro Santa Luzia. Com treze nomes oficializados, incluindo o ex-candidato a prefeito, Rosalvo Antônio, o evento promete esquentar o jogo eleitoral. Durante o encontro, os membros do MES discutirão suas estratégias para a campanha majoritária, evidenciando a busca por maior representatividade no PSOL.
Apesar do diretório municipal já ter lançado a pré-candidatura de Perpétua Rodrigues à prefeitura, a maioria dos pré-candidatos a vereador é do MES. O Movimento tem reivindicado da federação PSOL/Rede maior participação no processo de definição das candidaturas, destacando a tensão interna e a disputa por espaço dentro do partido.
A busca por voz e influência do MES na condução da campanha eleitoral sinaliza uma dinâmica desafiadora para o PSOL em Petrolina. O também pré-candidato a prefeito pelo PT, ex-deputado e ex-prefeito Odacy Amorim já afirmou a este colunista que ainda enxerga o PSOL retirando sua candidatura e o apoiando na disputa de outubro.
Ganhando forças
Em Carnaíba, no Sertão do Pajeú, corre na boca miúda que a professora e empresária Ilma Valério “vem ganhando apoio e destaque como pré-candidata a prefeita”. Filha do ex-vereador Zé Valério, Ilma enfrenta Berg Gomes, apoiado pelo atual prefeito Anchieta Patriota. Ela reúne apoio de três ex-prefeitos e cinco vereadores, incluindo um da base de Anchieta. Entre os novos apoiadores, está o ex-vice-prefeito Jeovane Adriano. Ilma conta com um grupo significativo de mulheres pré-candidatas a vereadoras e tem ampliado sua base com figuras locais e suplentes que anteriormente apoiaram Anchieta.
Casa caída
A bronca para o prefeito de Afrânio, Rafael Cavalcati (PMDB) resolver dessa vez é na saúde. A casa de apoio mantida pela prefeitura no Recife está sendo alvo de denúncias pelo vereador oposicionista Osvaldo Cavalcanti (PTB). Segundo ele, a infraestrutura do local é inadequada para os pacientes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Uma das pessoas assistidas pelo programa relatou problemas como mau cheiro e forro danificado, destacando a dificuldade de buscar tratamento em condições adversas.
Apoio do PSOL
Pré-candidato a prefeito de Ouricuri, no Sertão do Araripe, pelo PSOL, Ivo Gomes recebeu o apoio do presidente estadual do partido, Samuel Herculano, em encontro realizado na última semana, na Casa Marielle Franco, sede da sigla. Ivo, aposentado do Banco do Brasil e ex-vereador, é uma das principais lideranças políticas de Ouricuri. Samuel afirmou que a pré-candidatura de Ivo tem o seu apoio. “É a liderança que reúne as melhores condições de apresentar o projeto do partido para Ouricuri este ano” , disse. Otho Paiva, secretário-geral do PSOL em Pernambuco, também acompanhou o pré-candidato e ressaltou a importância da sua trajetória política.