Logo Folha de Pernambuco

PT desiste da candidatura em Afogados e busca novos caminhos

Em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, o diretório do Partido dos Trabalhadores decidiu abandonar a candidatura própria que iria disputar a prefeitura nas eleições deste ano. Em reunião virtual, Gildázio Moura – um dos nomes que concorriam internamente para candidato a prefeito pelo partido – revelou que o diretório desistiu pela “falta de apoio econômico” do diretório estadual.

Com as eleições adiadas para o dia 15 de novembro, por conta da pandemia do novo Coronavírus, o PT municipal não quis esperar por ajuda e decidiu concentrar forças na proporcional para eleger vereadores do partido. Para Gildázio, é importante que a legenda volte a ter representatividade na Câmara Municipal de Afogados. 

Ao abandonar a corrida eleitoral, o PT de Afogados deixa caminho livre para outros pré-candidatos já firmados, mas ainda não confirmou quem o partido irá apoiar na disputa. Por enquanto os nomes que circulam são de Alessandro Palmeira, atual vice-prefeito do município, o ex-prefeito Antônio Valadares (PSDB), o vereador Igor Mariano (PSD), o vereador Zé Negão (PTB), o Capitão Sidney (PSL), o ex-vereador Renon (PROS), o advogado Steno Ferraz (Sem Partido) e Toninho Valadares (PSL).

O novo candidato > Em Petrolina, o presidente do PCdoB da cidade, prof. Robério Granja, levantou o nome do comunicador Vinícius de Santana como pré-candidato à prefeito. Filiado ao PCdoB há 9 anos, Vinícius foi o mais cotado pelo diretório comunista para que o grupo não ficasse sem candidato, já que não houve interesse de apoiar o outro bloco de oposição – os ex-prefeitos Odacy Amorim (PT) e Julio Lossio (PSD), além de Gabriel Menezes (PSL). Vinícius ainda não confirmou e o partido pode rever a decisão.

Começo turbulento > O pré-candidato a prefeito pelo Podemos, em Afogados, Luciano Moreira iniciou a apresentação de como será o tom de sua campanha. O tom é ataques à imprensa e ameaças de judicialização. Luciano também negou, durante direito de resposta que estaria realizando “porta-a-porta”.

Rejeição mantida > Em Mirandiba o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TER-PE) manteve condenação do pré-candidato a prefeito pelo PSB, Evaldo Bezerra e do vereador Gilberto Gomes – vice da pré-candidatura – por propaganda eleitoral antecipada. Após condenação em 1° instância, a dupla terá que pagar multa no valor de R$10 mil. O motivo foi o evento de Carnaval em que distribuíram materiais com teor eleitoral.

Desafiou > Em Serra Talhada o filho do ex-prefeito Carlos Evandro, Cacá Menezes, desafiou, em posts na internet, aliados da secretária municipal de Saúde, Márcia Conrado, à apresentarem pesquisa em que algum pré-candidato perca para seu pai. Isso aconteceu após comentários de que o ex-prefeito não poderá ser candidato pela Lei da Ficha Limpa. “Mostrem uma pesquisa que ela (Márcia) passa dos 30%, aí fico calado”, desafiou.    

Veja também

TSE Unificado: divulgados horários das provas em 8 de dezembro
CONCURSO

TSE Unificado: divulgados horários das provas em 8 de dezembro

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Newsletter