Logo Folha de Pernambuco

‘Pula-pula’ começou em Serra Talhada e debate eleitoral esquenta

Em Serra Talhada, Sertão do Pajeú, as tensões só aumentam. Agora, o chefe de gabinete da prefeita Márcia Conrado (PT), advogado Jailson Araújo, entregou o cargo, virou ex e partiu de mala e cuia para o grupo do ex-prefeito e atual deputado federal Luciano Duque (SD).

Bem articulado e de discurso duro, Jailson vai virar importante interlocutor no palanque do deputado, com quem mantém relações amistosas há muito tempo. Ele pode ser candidato a vereador e ajudar na composição na Câmara Municipal.

Enquanto isso, os times continuam guerreando nas mídias sociais e já tem quem aposte em novas defecções dos dois lados. A prefeita Márcia Conrado, recentemente, resolveu romper o silêncio e chamou o ex-padrinho político de “gestor de obras inacabadas”.

O mais cotado a assumir a chefia de gabinete é o assessor especial César Kaíque, que também vem do time de Duque, mas tem mostrado sinais de fidelidade à atual prefeita. Enquanto isso, o caldeirão continua a ferver.

Abandonou o barco

Em Sertânia, no Sertão do Moxotó, a pré-candidata a prefeita Pollyana Abreu continua buscando aliados dispostos a ajudá-la a sentar na cadeira de prefeita. E ela vem atraindo nomes de aliados do atual prefeito Ângelo Ferreira. Quem acabou de entrar no ‘barco’ de Pollyana foi a vereadora Magaly Romão de Andrade, terceira mais votada na última eleição. Essa baixa no grupo do prefeito causou o maior burburinho na cidade.

Bombardeado

Em Salgueiro, no Sertão Central, o prefeito Marcones Libório de Sá vem sendo bombardeado de todos os lados. Denúncias de atraso salarial, de falta de pagamento de motoristas do transporte escolar, problemas de infraestrutura e na saúde, além da polêmica envolvendo a construção do campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que o gestor teria tentado barrar o empreendimento educacional. Esta semana, o vereador Flavinho Barros jogou um vídeo em suas redes sociais e disse que até uma placa da obra sumiu do local. Segundo ele, porque o prefeito é contra a construção.

Contas aprovadas

Em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, os ex-prefeitos Eliane Costa e Humberto Mendes tiraram um peso das costas. É que a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, as contas de gestão de Eliane referentes a 2015, e de Humberto referentes a 2020, contrariando parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).

Cobrou

Na Alepe, o deputado Abimael Santos (PL) cobrou da governadora Raquel Lyra a extinção das faixas salariais nas carreiras militares. O parlamentar destacou que a medida foi uma das promessas de campanha da governadora e que, apesar das cobranças recorrentes feitas por parlamentares na tribuna, nada foi feito nesse sentido. “Sei que este é o primeiro ano de governo e que não está fácil governar Pernambuco, mas já se passaram onze meses e as tropas estão desmotivadas”, apontou.

Veja também

Newsletter