Racismo e eleições em Pernambuco
Em Quipapá, Zona da Mata Meridional de Pernambuco, o pau está quebrando. O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), divulgou informações acusando o pré-candidato a prefeito do município pelo PT, Luizinho do Posto, de ter cometido agressões contra o eletricista da prefeitura, José André Ribeiro da Silva, e a sua esposa, Edijane Maria da Silva. A denúncia foi feita à Tribuna da Casa.
Luizinho não deixou barato e mandou imediatamente uma resposta dizendo que as recentes alegações são inteiramente falsas e infundadas.
De acordo com o deputado, o pré-candidato estaria circulando pela cidade acompanhado de policiais de Alagoas, que fazem sua segurança, levando medo à população de Quipapá. Em sua defesa, Luizinho ressaltou que as acusações não têm base na realidade. Ele nega ter agredido fisicamente qualquer pessoa, seja homem ou mulher.
Racismo
Em Itambé, na Zona da Mata Norte, o vereador Ailton Faustino da Silva (UB), o Cabrito, pode ter o mandato cassado por racismo. O processo será votado, nesta quarta-feira (28), a partir das 14h30, no plenário da Câmara Municipal. O caso ocorreu no mês de setembro de 2023, quando Ailton fazia um pronunciamento criticando o fornecimento de água no município. E fez uma lamentável comparação com outro vereador e o ex-jogador Pelé, falecido em 2022. Depois da repercussão, o vereador ainda tentou se desculpar, mas o processo de cassação do mandato foi mantido.
Licença
Em Caruaru, no Agreste, o presidente do PSB local, Marcelo Gomes, anunciou que vai se licenciar da direção municipal do partido, para deixar a legenda à vontade para definir seu rumo nas eleições de outubro. De acordo com o presidente, a intenção do afastamento é permitir que o PSB siga os rumos mais adequados para o partido em Caruaru nas eleições de outubro, sem levar em conta a relação pessoal de Marcelo Gomes com o prefeito atual. Sileno Guedes, presidente estadual do PSB, disse que, em breve, os socialistas vão anunciar seu posicionamento oficial nas eleições na capital do Agreste.
Aposta em Guilherme
O diretor Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), em Petrolina, e ex-candidato a prefeito, Julio Lossio Filho, o Julinho, negou que tenha definido algo ou se aprofundado na questão política no café que foi tomar com o ex-prefeito e atual assessor do Governo de Pernambuco, Guilherme Coelho. Julinho admitiu que os próximos passos deverão ser mais decisivos, disse que em abril a oposição já deverá ter um candidato nas ruas e aposta no nome de Guilherme para a cabeça de chapa. “Guilherme é um excelente nome. Preparado e pronto para voltar a governar Petrolina. Hoje minha aposta é no nome dele. Vamos ver o que o futuro vai nos reservar, mas hoje o cenário seria esse”, disse Julinho.