Raquel intensifica articulações no sertão
A visita da governadora Raquel Lyra (PSDB) ao Sertão pernambucano não foi apenas uma agenda administrativa. Quem acompanhou de perto percebeu uma líder mais determinada, articulada e estrategicamente focada no fortalecimento de sua base política. O giro pela região reuniu ex-prefeitos, vereadores e lideranças locais, mostrando que Raquel está ampliando o time e já pavimentando o caminho para a reeleição.
Mesmo com o evidente tom político, a governadora focou nas entregas à população. Em Salgueiro, no Sertão Central, anunciou a ampliação do Programa do Leite do Estado, que agora beneficia 25 municípios e alcança 39 mil famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, inaugurou a restauração da PE-483, uma obra essencial que visa melhorar a mobilidade e impacta diretamente mais de 62 mil moradores da região.
Antes, em Petrolina, a governadora reforçou sua sintonia com o governo federal ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, vistoriando as obras de duplicação da BR-407. Com um investimento de R$ 131 milhões pelo Novo PAC, a intervenção inclui a construção de um viaduto, uma nova ponte e uma rotatória, modernizando a infraestrutura e impulsionando o desenvolvimento regional.
Além das ações em infraestrutura, Raquel entregou notebooks a 115 professores do programa PE + Digital, parte de um investimento robusto de R$ 44 milhões que beneficiará mais de 12 mil servidores da rede estadual.
A presença da governadora no Sertão, e os anúncios de investimentos e uma articulação política estratégica, deixa claro que a governadora está em movimento. Raquel quer mostrar serviço, fortalecer sua base e consolidar seu nome para o desafios eleitoral de 26.
Lixo irregular
A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) aprovou medida cautelar determinando à prefeitura de Bom Conselho a suspensão do descarte irregular de lixo em um terreno localizado às margens da rodovia PE-218. A medida também estabelece que a área seja isolada e sinalizada como inadequada para o descarte de resíduos, evitando que a população continue utilizando de forma indevida. Além disso, a prefeitura deve tomar providências urgentes para garantir que o lixo seja destinado apenas a um aterro sanitário licenciado.
Mais empregos
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), celebrou o crescimento de 5,81% no número de empregos formais na cidade. Ao fechar o ano com 86.723 vínculos empregatícios, Caruaru consolidou-se como o município com o maior número de postos formais no interior de Pernambuco e o terceiro maior do estado, atrás apenas do Recife e de Jaboatão dos Guararapes. No cenário regional, a cidade também se destacou como o terceiro maior polo empregador do interior do Nordeste, ficando atrás apenas de Feira de Santana (BA) e Campina Grande (PB). Além disso, Caruaru registrou a segunda maior geração de empregos em Pernambuco ao longo do ano, com a criação de 4.760 novos postos de trabalho, ficando atrás apenas da capital, Recife.