Logo Folha de Pernambuco

Raquel Lyra anunciará mudanças na matriz energética do Araripe

No próximo dia 6 de fevereiro a governadora Raquel Lyra marcará presença em Araripina (Sertão do Araripe), com o intuito de anunciar a mudança da matriz energética das indústrias do gesso, da lenha para o gás natural. O anúncio será no Centro Tecnológico do Araripe.

A iniciativa foi conduzida pela deputada estadual Socorro Pimentel, única representante da região na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A parlamentar tem atuado fortemente pelo desenvolvimento do Polo Gesseiro do Araripe.

A instalação das Centrais de Regaseificação no município, assim como em Trindade, tem potencial significativo nas transformações econômicas para a região, sobretudo em meio às tão atuais discussões sobre economia verde e incentivo à atividade sustentável, pois contribuirá para a preservação da caatinga.

Em janeiro, o local já havia recebido a visita da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Mauricélia Vidal, indicando o apoio do Governo de Pernambuco à iniciativa. “Vamos expandir as funções do espaço, incorporando atividades econômicas e produtivas vitais para a região, tais como apicultura, mandiocultura, produção de energia através de fontes eólica e solar, além da indústria do gesso”, explicou Socorro, em publicação nas redes sociais.

Na mira do TCE-PE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu a licitação da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho (Grande Recife) referente à contratação de uma empresa para a execução de Contenção de Encostas com Geocomposto e Muros de Contenção. A decisão cautelar foi baseada em supostas irregularidades no processo licitatório, incluindo indícios de restrição à competitividade e falhas no orçamento básico. O desfecho final será analisado pela Primeira Câmara do TCE-PE, enquanto o prefeito Keko do Armazém, potencial candidato à reeleição, e o ex-prefeito Lula Cabral, atual deputado estadual, estão envolvidos na situação.

Soltando o verbo

O pré-candidato a prefeito de Pesqueira (Agreste), Delegado Rossine, soltou o verbo ao realizar uma live ao lado de vereadores, questionando o atual grupo que governa o município. Ele prometeu defender a população contra supostas “maldades” cometidas pela administração atual. Rossine afirmou que não teme possíveis retaliações e pretende acionar a justiça contra quem infringir a lei. No entanto, não especificou a que tipo de irregularidade se refere. A postura de embate à gestão atual, que tem sido registrada em vídeos nas redes sociais, ao que tudo indica vem conquistando novos admiradores na população de Pesqueira.

Troca de farpas

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) criticou a ação do Partido Progressista, que protocolou uma ação na Justiça Eleitoral contra o prefeito de Santa Cruz (Agreste), Fábio Aragão, e o vice-prefeito Helinho Aragão, por propaganda política antecipada. Moraes considerou a iniciativa como um “desespero muito forte” e argumentou que as movimentações eram uma confraternização de Carnaval, não propaganda eleitoral. O deputado também censurou o presidente do diretório estadual do Partido Progressista, Eduardo da Fonte, acusando-o de falta de dignidade para o voto de Santa Cruz e criticando a falta de convergência entre os grupos e as postagens recentes, consideradas como “falta de educação”.

Veja também

Assessor de general preso sugeriu enviar manifestantes para ''casa do Arthur Lira''
CORONEL

Assessor de general preso sugeriu enviar manifestantes para ''casa do Arthur Lira''

Elon Musk quer substituir aviões de combate americanos por drones
TECNOLOGIA

Elon Musk quer substituir aviões de combate americanos por drones

Newsletter