Logo Folha de Pernambuco

Raquel tenta a Transnordestina e volta de grandes obras para Pernambuco

Quando a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), retorna à Brasília e traz de volta pautas que o Estado estava desacostumado a ver no noticiário, percebe-se que o cenário realmente está mudando. Havia tempos que a letargia tomou o lugar de pautas estruturais de grande porte no Estado.

A governadora busca investimentos para a Ferrovia Transnordestina e foi à mesa com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, para detalhar a importância da obra para Pernambuco com a volta do ramal Suape-Salgueiro ao projeto da ferrovia. Claro, trazendo investimentos para Pernambuco.

“Defendi essa tese na reunião do Consórcio Nordeste e levei a Transnordestina como projeto prioritário para Pernambuco no encontro que os governadores tiveram com o presidente Lula. Estou aqui em busca de viabilizar a obra no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e junto à concessionária”, afirmou a governadora.

O projeto da Transnordestina está orçado em R$ 14,9 bilhões, com a extensão da obra no trecho de Pernambuco de 206 quilômetros. Quando concluída, a Transnordestina terá capacidade para transportar 30 milhões de toneladas por ano e irá promover a integração nacional e incentivar a produção local, sobretudo de minério e grãos, gerando dinamismo na economia do Nordeste.

Sem defesa feminina

A deputada estadual Delegada Gleide Ângelo (PSB) está preocupada com o funcionamento de apenas uma das 15 delegacias especializadas no atendimento às mulheres funcionar à noite e nos fins de semana em todo o estado de Pernambuco. Ela diz é justamente no período noturno e aos sábados e domingos que ocorre a maior parte dos casos de violência contra esse público. “Por isso, sempre lutamos para que as delegacias abrissem 24 horas. Tínhamos conseguido que a de Olinda abrisse no final de semana, porém já parou de abrir. Hoje, só a delegacia da Mulher do Recife, em Santo Amaro, abre 24 horas. As outras 14 delegacias não abrem”, afirmou.

Alimentação garantida

O deputado Romero Albuquerque protocolou projeto que multa quem tentar impedir o fornecimento de ração e água para animais que vivem nas ruas. Qualquer pessoa física, colaborador de pessoa jurídica e/ou por qualquer agente do Poder Público poderá ser punido em até R$ 400,00 a serem pagos ao Fundo Estadual de Meio Ambiente.

Sem planejamento

A Câmara de Vereadores de Salgueiro (Sertão Central) fugiu do previsto e realizou sua sessão ordinária na segunda feira passada, pois vários vereadores foram à Brasília. Os parlamentares municipais aproveitaram para criticar a realização do carnaval local. “Falaram aqui que a prefeitura não tem dinheiro para executar o carnaval, mas cadê o planejamento? O prefeito se glorifica de ser o melhor gestor da história de Salgueiro e o planejamento do Carnaval para esse ano foi zero. Por quê? Depois de dois anos sem Carnaval”, criticou o vereador Henrique Sampaio (PSD).

Nada ainda?

Depois que o ex-governador Paulo Câmara finalmente foi confirmado no BNB, a turma da ex-deputada Marília Arraes (SD) ficou inquieta. Eles consideram uma injustiça com Marília, que sempre se mostrou solidária e amiga de Lula no bom e no ruim. Eles atribuem a demora do gesto ao PT, que estaria “segurando” o anúncio do espaço da neta de Arraes.

Veja também

Folha de Pernambuco concorre ao Prêmio Recife de Inovação
Primeira Edição

Folha de Pernambuco concorre ao Prêmio Recife de Inovação

Fóssil de crocodilo de entre 10 a 12 milhões de anos é descoberto no Peru
Fóssil

Fóssil de crocodilo de entre 10 a 12 milhões de anos é descoberto no Peru

Newsletter