Raquel tenta a Transnordestina e volta de grandes obras para Pernambuco
Quando a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), retorna à Brasília e traz de volta pautas que o Estado estava desacostumado a ver no noticiário, percebe-se que o cenário realmente está mudando. Havia tempos que a letargia tomou o lugar de pautas estruturais de grande porte no Estado.
A governadora busca investimentos para a Ferrovia Transnordestina e foi à mesa com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, para detalhar a importância da obra para Pernambuco com a volta do ramal Suape-Salgueiro ao projeto da ferrovia. Claro, trazendo investimentos para Pernambuco.
“Defendi essa tese na reunião do Consórcio Nordeste e levei a Transnordestina como projeto prioritário para Pernambuco no encontro que os governadores tiveram com o presidente Lula. Estou aqui em busca de viabilizar a obra no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e junto à concessionária”, afirmou a governadora.
O projeto da Transnordestina está orçado em R$ 14,9 bilhões, com a extensão da obra no trecho de Pernambuco de 206 quilômetros. Quando concluída, a Transnordestina terá capacidade para transportar 30 milhões de toneladas por ano e irá promover a integração nacional e incentivar a produção local, sobretudo de minério e grãos, gerando dinamismo na economia do Nordeste.
Sem defesa feminina
A deputada estadual Delegada Gleide Ângelo (PSB) está preocupada com o funcionamento de apenas uma das 15 delegacias especializadas no atendimento às mulheres funcionar à noite e nos fins de semana em todo o estado de Pernambuco. Ela diz é justamente no período noturno e aos sábados e domingos que ocorre a maior parte dos casos de violência contra esse público. “Por isso, sempre lutamos para que as delegacias abrissem 24 horas. Tínhamos conseguido que a de Olinda abrisse no final de semana, porém já parou de abrir. Hoje, só a delegacia da Mulher do Recife, em Santo Amaro, abre 24 horas. As outras 14 delegacias não abrem”, afirmou.
Alimentação garantida
O deputado Romero Albuquerque protocolou projeto que multa quem tentar impedir o fornecimento de ração e água para animais que vivem nas ruas. Qualquer pessoa física, colaborador de pessoa jurídica e/ou por qualquer agente do Poder Público poderá ser punido em até R$ 400,00 a serem pagos ao Fundo Estadual de Meio Ambiente.
Sem planejamento
A Câmara de Vereadores de Salgueiro (Sertão Central) fugiu do previsto e realizou sua sessão ordinária na segunda feira passada, pois vários vereadores foram à Brasília. Os parlamentares municipais aproveitaram para criticar a realização do carnaval local. “Falaram aqui que a prefeitura não tem dinheiro para executar o carnaval, mas cadê o planejamento? O prefeito se glorifica de ser o melhor gestor da história de Salgueiro e o planejamento do Carnaval para esse ano foi zero. Por quê? Depois de dois anos sem Carnaval”, criticou o vereador Henrique Sampaio (PSD).
Nada ainda?
Depois que o ex-governador Paulo Câmara finalmente foi confirmado no BNB, a turma da ex-deputada Marília Arraes (SD) ficou inquieta. Eles consideram uma injustiça com Marília, que sempre se mostrou solidária e amiga de Lula no bom e no ruim. Eles atribuem a demora do gesto ao PT, que estaria “segurando” o anúncio do espaço da neta de Arraes.