Raquel vence e o desafio é unir Pernambuco
Por todo o Interior de Pernambuco se comemorou vitória incontestável da ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB). Nem a força do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi capaz de fazer colar o voto da adversária dela, Marília Arraes (Solidariedade) e fazê-la vitoriosa em Pernambuco.
Marília liderou o primeiro turno o tempo todo. Tinha uma margem larga que lhe dava, inclusive, tranquilidade para não participar de nenhum debate contra os outros competidores, o que gerou críticas imensas de todos os adversários.
Foi para um segundo turno complicado, recebendo o apoio do rejeitado PSB, partido que ela cresceu dizendo que não tinha mais nada a oferecer a Pernambuco. O eleitor não entendeu esse pedaço da história.
Raquel Lyra (PSDB) passou por um drama pessoal, com a perda do seu marido, e recebeu o abraço do eleitor e novos aliados. Já no primeiro turno apareceu com um número surpreendente e foi crescendo, até chegar à vitória. Foi essa a história do segundo turno em Pernambuco, que acabou ontem elegendo a primeira mulher que vai governar o Estado.
O desafio agora é formar o governo e governar com um palanque ampliado, que é ótimo para ganhar e ruim para administrar em um novo momento que começa em 1º de janeiro de 2023.
Bal de Mimoso ganha
Em Pesqueira, Bal de Mimoso (Republicanos) e Guilherme Araújo (Republicanos) foram eleitos prefeito e vice-prefeito do município. Eles receberam 65,7% dos votos válidos. O segundo lugar ficou para Doutor Peixoto (MDB) e Maria José (União Brasil), que obtiveram 34,85%. A cidade passou por eleição suplementar depois que Marquinhos Xukuru ficou inelegível. Votaram na cidade 13.574 eleitores.
Comemorou
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, comemorou a eleição da parceira, Raquel Lyra: “Foi o desejo da maioria dos pernambucanos. A vitória de Raquel Lyra e Priscila Krause representa o desejo de mudança, que sentimos nas ruas, por todo Pernambuco, de ponta a ponta, durante essa campanha. É a vitória de uma guerreira que enfrentou todo tipo de obstáculo e desafios capazes de enfraquecer qualquer ser humano, mas ela foi determinada, corajosa e focada. Enfrentou a máquina do governo e uma lamentável enxurrada de Fake News. A vitória de Raquel e Priscila também foi a nossa vitória. Não foi uma vitória fácil, foi de muita luta e desafios”.
Reconhecendo
Anderson Ferreira, presidente do Partido Liberal (PL) em Pernambuco, parabenizou Raquel Lyra (PSDB) pela vitória para o Governo do Estado nas eleições de 2022. Ele lembrou que foram colocadas três candidaturas que, claramente, estavam no campo de oposição ao PSB e defendiam uma mudança efetiva, compostas pela sua, a de Raquel e a de Miguel Coelho (UB). “O povo pernambucano escolheu Raquel, mas mais do que isso, mandou um recado inequívoco de que quer mudar”, afirmou.