Salgueiro amarga saldo negativo na geração de empregos
O mês de março de 2024 trouxe notícias nada animadoras para o prefeito de Salgueiro, Dr. Marcones Sá (PSB). Segundo dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade, localizada no Sertão Central, amargou um saldo negativo na geração de empregos, com um déficit de 8 profissionais com carteira assinada.
Enquanto isso, nos arredores, gestores dos municípios como Araripina, Raimundo Pimentel (União); Serra Talhada, Márcia Conrado (PT); e Petrolina, Simão Durando (UB), contrariando a tendência de crise, estão rindo à toa com resultados mais otimistas e saldos positivos na geração de empregos.
Araripina registrou um saldo positivo de 50 novos empregos, resultado de um ambiente propício para investimentos. Serra Talhada apresentou 65 novos trabalhadores, demonstrando progresso com a criação de empregos formais.
Já Petrolina se destacou com um saldo expressivo de 245 empregos, refletindo um mercado de trabalho aquecido. Esses fatores ressaltam a importância de políticas de desenvolvimento econômico, incentivo ao empreendedorismo e investimentos em formação profissional para fortalecer a economia regional, aspectos que talvez estejam faltando em Salgueiro.
Sob nova direção
O Partido Liberal (PL) de Gravatá, no Agreste, sob nova direção desde março deste ano, liderada pelo médico oftalmologista Hilton Pimentel e pelo empresário Romerio Holanda, está traçando estratégias para reforçar sua presença política no município. Alinhado com as direções estadual e nacional, o partido fortalece laços com o ex-presidente Jair Bolsonaro e busca destaque na Câmara Municipal. Além das questões locais, o PL de Gravatá se engaja em pautas nacionais, incluindo a defesa da liberdade dos presos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília, e a oposição aos abusos cometidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. A visita pré-agendada de Bolsonaro ao município em junho é considerada um marco na condução da nova direção, que promete manter-se combativa e em constante movimento.
Apoio inesperado
Em Santa Maria da Boa Vista (Sertão do São Francisco), o pré-candidato a prefeito pelo PDT, Edson Car, ganhou um apoio crucial para seu palanque político: Luiz Pereira, liderança histórica do Projeto Fulgêncio. Respeitado por sua luta em defesa dos direitos dos trabalhadores rurais e do Projeto Fulgêncio, ele fortalece a coalizão em torno da pré-candidatura de Edson Car. Segundo ele, seu apoio destaca “a visão progressista, a liderança e a capacidade de gestão de Edson, necessárias para promover as transformações tão almejadas pelo povo do município”.
CPIs
Em Moreno, o prefeito Edmilson Cupertino (PSB) se tornou alvo de três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) na Câmara. Os vereadores irão investigar o orçamento da prefeitura e os gastos com obras de manutenção e pavimentação asfáltica. A notícia caiu como uma bomba na base aliada.