Santa Maria da Boa Vista: adversários de ontem, aliados de hoje
Em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, os adversários políticos de ontem são os amigos políticos de hoje. A união mais improvável está na chapa de oposição, em que o vereador e candidato a prefeito George Duarte (PP), apresentou o nome da médica Elivânia Amorim (PSL), esposa do ex-prefeito Jetro Gomes, para compor como candidata à vice na chapa.
Jetro foi prefeito de Santa Maria da Boa Vista e tinha um embate duríssimo com a família Duarte. Mas agora o clima é outro para tentar a vitória nas urnas no próximo dia 15 de novembro. As três candidaturas para prefeito são: a professora Iolanda, que apresentou uma chapa puro sangue, com o presidente municipal do PSOL, Cícero Rodrigues na vice. Humberto Mendes (PSB), que apostou no Padre Izidório Alencar (PT), para ser candidato à vice. O padre que é filiado ao PT há vários anos, decidiu ingressar na política de maneira mais ativa nessas eleições.
A chapa de George e Elivânia foi definida após a saída de Anselmo gomes, que era pré-candidato a prefeito pelo MDB e teve seu nome rifado em uma composição política. George recebeu o apoio do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), faltando pouco tempo para encerramento dos prazos de convenções. Anselmo por sua vez não aceitou numa boa, e terminou apoiando Bruno Medrado, do Solidariedade, que não levou a disputa pra frente e agora apoia a candidatura à reeleição do prefeito Humberto, que já mostra atos de renovação ao lado do seu grupo.
As promessas > Em Salgueiro, o candidato a vice-prefeito, Dr. Edilton (PSB), andou prometendo que, caso eleito, os mototaxistas não irão pagar a zona azul a partir de janeiro de 2021. Segundo ele, essa é a categoria que mais gera emprego na cidade. “O pessoal tentando sobreviver e o prefeito querendo tirar dinheiro de uma classe sofrida. Em janeiro vamos resolver isso”.
Confiante > O candidato a prefeito de Petrolina, Deomiro Santos (PV), não parou de fazer campanha mesmo depois do seu registro de candidatura ter sido indeferiso pela Justiça Eleitoral. Nos últimos dias participou de debates e garante que vai recorrer e vai continuar na disputa.
Concurso suspenso > Em Custódia, o concurso público da Câmara de Vereadores foi suspenso pela segunda vez. A decisão foi tomada a pedido do MPC, devido ao estado de calamidade decorrente da pandemia e às vedações da Lei Complementar do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus. De acordo com a organização do certame, a suspensão não significa que o concurso foi cancelado.
Dasafiou > Depois do candidato a prefeito de Vitória, Paulo Roberto (MDB), ser chamado de “despreparado” pelo deputado Aglailson Vitor (PSB), filho do prefeito e candidato à reeleição, Aglailson Júnior (PSB), Paulo desafiou os dois a fazerem a prova do Enem. “Se a nota dos dois for maior do que a minha, eu desisto de ser candidato a prefeito de Vitória”.