Sebá assume o Avante com objetivo de impulsionar legenda
Os amigos comemoraram a notícia de que o ex-candidato a vice-governador na chapa majoritária de Marília Arraes, no ano passado, Sebastião Oliveira, assumirá o comando do Avante em Pernambuco.
Após exercer três mandatos consecutivos de deputado estadual e dois de federal, ele assume o comando da sigla com a missão de manter o crescimento da legenda, que foi uma das 13 que atingiram a cláusula de barreira nas últimas eleições.
Sebá recebe o bastão do seu irmão Waldemar Oliveira, que inicia o primeiro mandato na Câmara dos Deputados. No Estado, o Avante ganhou musculatura e passou a ocupar uma posição relevante no tabuleiro do xadrez político, desde que a dupla assumiu o comando do partido, que não contava com nenhum prefeito.
Já em 2020 foram eleitos 10 prefeitos, cinco vices e 114 vereadores – sendo dois deles no Recife, de forma inédita.
“O Avante está antenado com as demandas atuais da população. Os últimos resultados nas urnas sinalizam que estamos no caminho certo. Temos um time competente e vamos crescer mais ainda no Brasil e em Pernambuco. Estou motivado e com todo o gás. Agora é arregaçar as mangas e trabalhar bastante”, destacou o ex-deputado, que também foi secretário de Transportes de Pernambuco no primeiro mandato do ex-governador Paulo Câmara (que deixou o PSB), entre os anos de 2015 e 2018
Transporte seguro
Em busca de informações técnicas acerca da segurança dos veículos que fazem o transporte escolar no município de Pedra, Agreste do Estado, o Ministério Público de Pernambuco realizou inspeção nos ônibus. O que motivou a vistoria foi um incidente ocorrido em 28 de fevereiro passado, quando um dos ônibus pegou fogo na Zona Rural de Pedra, com 12 crianças, de 3 a 10 anos, em seu interior. Ninguém ficou ferido. Segundo o MPPE, irregularidades foram identificadas por técnicos, havendo o compromisso do representante da empresa contratada de que os veículos apontados seriam imediatamente afastados dos trajetos.
Para os pequenos
O deputado William Brígido (Republicanos) quer ajuda para pequenos e médios criadores de tilápias. Ele se reuniu com o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, e a direção da Cooperativa Pernambucana de Agropecuários e Criadores de Organismos Aquáticos (COPACOA). “Já visitei a cooperativa, conheci os tanques de alvenaria para criação de tilápia, na cidade de João Alfredo, no Agreste. Gostaríamos que a governadora Raquel Lyra pudesse oferecer uma melhor infraestrutura para o processo de escoamento da produção. É um pleito que busca o desenvolvimento econômico para o nosso Estado”, disse o deputado. O parlamentar quer ainda a cessão do espaço da Estação de Piscicultura Paulo Viegas, em Ipojuca, para os pequenos e médios produtores de todas as regiões de Pernambuco.
Tatu Bola
O imbróglio em torno da Reserva Silvestre Tatu-Bola, que abrange áreas dos municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista (no Sertão do São Francisco), teve mais um capítulo em busca do consenso. Representantes de associações e sindicatos dos três municípios reuniram-se para tratar dos entraves e desafios referentes às famílias do sequeiro que vivem nessa região. O principal objetivo da reunião foi elaborar uma minuta que será apresentada durante audiência pública, que deve acontecer em abril próximo. De acordo com os participantes, a lei que instituiu a Reserva Tatu Bola (em vigor desde 2015) é repleta de equívocos que precisam ser observados.