Sem ministério, Paulo Câmara é cotado para outros postos no time de Lula
Mesmo com muita gente afirmando que o PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, já tem muito espaço no governo Lula, a legenda busca agora o comando de empresas e autarquias como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), além do Banco do Nordeste (BNB).
O nome do governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) é a aposta da legenda para uma dessas chefias. Mesmo sem status de ministério, todas essas opções representam enorme força política, para o Nordeste. O PSB está contemplado com Márcio França (Portos e Aeroportos), Flávio Dino (Justiça), Tadeu Alencar (Secretário Nacional de Segurança Pública) e o próprio Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio) contempla todas as forças internas do PSB, sem gerar atritos internos.
Auditor concursado do Tribunal de Contas de Pernambuco, técnico e gestor com boa capacidade administrativa, Paulo Câmara já é defendido até por outros atores de outros partidos que enxergam no governador de Pernambuco potencial para ajudar nesse momento.
Na Europa
Em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, as férias da prefeita Márcia Conrado (PT) viraram assunto mais comentado após o governador Paulo Câmara (PSB) “vazar” a informação de que ela não foi à inauguração Hospital Geral do Sertão por estar na Europa com a família. O que poderia ter sido uma simples informação, dividiu opiniões, depois que cresceram comentários nos bastidores de que a gestão estava tentando “abafar” a folga da prefeita. Até o retorno de Márcia, a prefeitura será conduzida e representada pelo vice, Márcio Oliveira.
Diplomados e parceiros
O prefeito eleito na eleição suplementar de Maraial, Marlos Henrique (PSB) e o seu vice-prefeito André Popular (PSD), foram diplomados na manhã da última sexta-feira (23). O ato aconteceu no Fórum do município de Catende e contou com a presença de amigos, apoiadores e lideranças políticas. Marlos disse que o momento é de trabalhar para resgatar a alegria da população de Maraial e fazer um trabalho alinhado com a governadora Raquel Lyra e também com o presidente Lula. “Vamos fazer uma grande gestão. Vamos dialogar com o Governo do Estado, com a nossa governadora Raquel Lyra e também iremos em Brasília em busca de recursos para a melhoria de vida de nossa população”, disse Marlos. O prefeito e o vice tomam posse em cerimônia que acontece no dia 01 de janeiro.
O agiota e a eleição
Em São José do Egito, Sertão do Pajeú, a sessão que reelegeu o presidente do poder legislativo, João de Maria em São José do Egito, chamou mais atenção que os embates acalorados. Um conhecido agiota da cidade, conhecido como Zé Galinheiro, apareceu para cobrar “o empréstimo”. Zé ouviu pela cidade a informação de que tinha rolado muito dinheiro na negociação e chegou logo gritando: “Eu quero meus 140 mil”. Chamaram o homem em um canto para “o deixa disso” e a promessa da quitação.