Senadora Marília e um projeto difícil de construir no PSB
A Folha de São Paulo escreveu que a direção nacional do PT planeja indicar a deputada federal Marília Arraes (PE) como candidata a senadora na composição com o PSB no Estado.
Segundo a nota, a intenção do PT é ampliar o número de senadores na Casa Alta e consideram que Marília tem a estatura ideal para essa possibilidade, e também que ela seria uma defensora importante de um possível governo do ex-presidente Lula (PT).
O que a reportagem não conta é da explicação gigantesca que todos os atores teriam que combinar para contar ao eleitor. Pois Marília e a direção do PSB pernambucano cultivam uma relação que vai do afastamento à ojeriza pessoal.
A petista sabe o tamanho do caminhão que a atropelou na última eleição do Recife, com estratégias que ela considerou “nefastas”, só para não colocar um adjetivo mais duro. E a rusga não vem de agora. Começou lá atrás, ainda quando Eduardo Campos, seu primo, era governador de Pernambuco.
De lá pra cá, vários impropérios e declarações duríssimas foram disparados dos dois lados.
Se no PSB a turma poderia topar e fechar os olhos para um passado de “arengas” monumentais, o time de Marília não acredita que ela engoliria os abraços afetuosos de uma relação a ser reconstruída.
Mas ainda é preciso combinar com o senador Humberto Costa, também petista, que sonha indicar o deputado federal Carlos Veras para a vaga, sob os olhares nada confiantes dos deputados Dudu da Fonte (PP) e Wolney Queiroz (PDT). Tirem as crianças da sala.
Movimento Agroecológico
Um movimento formado por um grupo de professores, pesquisadores, lideranças, jovens, coletivos, organizações e movimentos sociais está apresentando a pré-candidatura do biólogo Alexandre Pires a deputado estadual por Pernambuco. Na defesa de bandeiras como a Agroecologia, Agricultura Familiar e a Convivência com o Semiárido, ele pretende defender a criação e a efetivação de políticas públicas para o campo e a cidade, pautadas em torno dos princípios agroecológicos e do desenvolvimento sustentável, nas eleições deste ano.
Covid pegando
Os casos de Covid deram um salto expressivo nas últimas semanas no Estado. Em suas redes sociais o prefeito de Salgueiro, Dr.Marcones, declarou que testou positivo para o coronavírus e que está com sintomas leves, já que tomou as vacinas, e que seguirá em repouso, cumprindo o isolamento social adequado. Marcones, que estava de férias, ainda agradeceu ao vice-prefeito Dr.Edilton Carvalho, que vem atuando em exercício, e pediu para seguir cuidando da população.
Apoio
Em busca de alianças para a sua reeleição, o deputado estadual licenciado e atual secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, recebeu a confirmação do apoio do prefeito de Ibimirim, Welliton Siqueira. Em passagem pela cidade sertaneja, no último domingo (24), Rodrigo foi recebido pelo gestor e seu grupo político.
TCE de olho
O Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público de Contas expediram uma recomendação conjunta para que as prefeituras concluam cobertura vacinal para combater a Covid-19 e o H3N2. A recomendação foi assinada pelo presidente do TCE, conselheiro Ranilson Ramos, e pela procuradora-geral do MPCO, Germana Laureano.