Logo Folha de Pernambuco

Serrita no olho do furacão

Depois de muita polêmica e notícias negativas na imprensa, a Câmara de Vereadores de Serrita, no Sertão Central, suspendeu a votação do projeto do Executivo Municipal que propunha a transformação da tradicional Missa do Vaqueiro em Festa de Jacó. A decisão foi motivada por um pedido de vista, solicitado pelo vereador Júnior de Bal, em meio à pressão pública e ao clamor de figuras culturais. O projeto, uma iniciativa do prefeito Aleudo Benedito (MDB), causou intensa controvérsia na cidade e atraiu críticas nas redes sociais.

Até Daniel Gonzaga, neto do lendário Luiz Gonzaga, manifestou-se contra o que chamou de “apagamento cultural” do legado de sua família. Em vídeo publicado recentemente, o cantor e compositor condenou a tentativa de mudança do nome da Missa do Vaqueiro, evento que há mais de 50 anos é realizado na Zona Rural de Serrita.

Daniel destacou que a proposta desrespeita a história criada por Padre João Câncio, Luiz Gonzaga e o poeta Luiz Bandeira.

A polêmica revela um embate entre a preservação do patrimônio cultural e os interesses políticos locais. Daniel Gonzaga enfatizou que tanto a música de Luiz Gonzaga quanto a Missa do Vaqueiro são patrimônios imateriais que devem ser protegidos. Enquanto a cidade aguarda os próximos passos do Executivo e do Legislativo, a tensão cultural e política em Serrita continua a crescer, refletindo um cenário de conflito entre tradição e mudança.

Seguindo com a escuta

O pré-candidato do PSB, George Borja de Freitas, continuou a escuta popular durante o fim de semana junino em São José do Egito, no Sertão do Pajeú. Participando de encontros na cidade e zona rural, Borja focou nas demandas dos moradores para formular seu plano de governo. Em reunião com moradores do Açude da Porta II, ele ressaltou a importância de ouvir e anotar cada necessidade, destacando seu compromisso em transformar essas demandas em ações concretas para melhorar a vida da população em todas as áreas do município.

Renovação

Ao que tudo indica, a Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, enfrentará uma renovação substancial nas próximas eleições, com Edson Henrique concorrendo à disputa majoritária e Zé Negão buscando uma vaga na Câmara. Além de Edson, Rubinho do São João, Toinho da Ponte, Sargento Argemiro e Erickson Torres decidiram não tentar a reeleição, o que representa 46% dos legisladores atuais fora do pleito.

No caminho

O PSDB, em mais uma rodada de pré-campanha, visitou Saloá e Cachoeirinha, no Agreste do Estado. Fred Loyo, presidente da legenda tucana, destacou a importância de eleger prefeitos alinhados com os princípios do partido e da governadora, ressaltando o potencial turístico de Saloá e a continuidade do trabalho realizado. Em Cachoeirinha, o grupo do pré-candidato André Raimundo reforçou seu apoio à governadora Raquel Lyra. Com a visita a Garanhuns, Saloá e Cachoeirinha, o partido já visitou 34 municípios durante a pré-campanha, com a meta de alcançar 60 onde possui pré-candidaturas majoritárias.

Veja também

Trégua no Paquistão após confrontos entre sunitas e xiitas deixarem mais de 80 mortos
MUNDO

Trégua no Paquistão após confrontos entre sunitas e xiitas deixarem mais de 80 mortos

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday
BLACK FRIDAY

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

Newsletter