Silvio Costa Filho e o caminho de crescimento do Republicanos
O deputado federal Silvio Costa Filho, presidente estadual do Republicanos, está com o pé no acelerador. Ele acaba de emplacar o empresário Gustavo Henrique de Andrade Melo para assumir a 3ª diretoria da Codevasf em Petrolina. Uma das noivas mais cobiçadas do país, essa diretoria tem forte atuação em todo o Interior de Pernambuco e deve impulsionar o raio de influência de Silvinho.
A expectativa do deputado é crescer o número de prefeitos em Pernambuco, que hoje conta com 16 cidades administradas pela legenda.
Como já colocou os pés em Petrolina, aproveitou para receber ontem (25) o presidente municipal do Republicanos, Pastor Alex de Jesus, juntamente com o tesoureiro da legenda, ex-vereador Alvorlande Cruz.
A intenção do Republicanos na maior cidade do Sertão é chegar com um número expressivo de candidatos para a disputa municipal e, consequentemente, aumentar ainda mais sua densidade.
Mas Silvinho quer crescer com cuidado. Em Petrolina, já se fala que fechou parceria com o grupo do ex-prefeito Miguel Coelho (UB) e deve apoiar o atual prefeito Simão Durando (UB), que assumiu quando Miguel decidiu disputar o Governo de Pernambuco. Ele sabe que, na política, um passo por vez traz mais segurança e pavimenta o caminho com mais solidez.
Assinou
Apesar de espalharem que teria ou não se esquivado, a governadora Raquel Lyra (PSDB) assinou ontem a nomeação de Rodrigo Novaes para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). Com isso, o 1º suplente, Diogo Moraes (PSB), fica com o caminho livre para assumir o mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pelos próximos dias, enquanto Novaes segue seu caminho para o cargo de conselheiro do Tribunal.
Responsabilidade
O Conselho do TCE-PE é responsável por processos de denúncias, recursos, atos de admissão de pessoal, processos de licitação e contratos, dentre outros. É isso que Rodrigo Novaes vai fazer a partir de agora. Os conselheiros são responsáveis, entre outras atribuições, por emitir pareceres prévios sobre as contas do governador e dos prefeitos.
Em Brasília
Quem está em Brasília é a prefeita de Catende, na Mata Sul, Dona Graça (PSDB). A gestora cumpre agenda no maior evento de gestão e inovação municipal do Brasil, que acontece de 24 a 26 de maio, na capital federal. O objetivo é debater entre prefeitos o que tem dado certo nas cidades, além das projeções para o futuro.
Na cobrança
O prefeito de Lagoa Grande, Sertão do São Francisco, Vilmar Cappellaro (PSB), segue na mira do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do município. A categoria continua cobrando o cumprimento da lei do piso nacional do magistério. Para o sindicato, a prefeitura precisa aplicar o percentual de reajuste do Piso Salarial Nacional (14,95%) em toda a carreira da educação. A presidente do Sintelag, professora Joseilde Paulino, explicou que o sindicato se reuniu algumas vezes com o prefeito, mas até o momento não foi dada nenhuma afirmativa sobre o pagamento. “Nosso jurídico já confirmou que a Lei de Responsabilidade Fiscal do município está equilibrada. Por isso, o município tem condições de pagar. Além disso, daria para atualizar a tabela do setor administrativo da Educação”, informou Joseilde.