Logo Folha de Pernambuco

Situação e oposição em pé de guerra em Petrolina

Em Petrolina, Sertão do São Francisco, a bancada de oposição na Câmara Municipal manteve, na sessão plenária desta quinta-feira (23), o mesmo posicionamento em relação às comissões permanentes do Poder Legislativo. Em mais um projeto de lei enviado pelo Executivo, o vereador de oposição, Professor Gilmar Santos (PT), anunciou sua retirada da sessão por não reconhecer a matéria, que segundo ele foi referendada por comissões constituídas “sem o devido respeito ao Regimento Interno”.

Professor Gilmar aproveitou, ainda, para contestar uma Portaria emitida pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Aero Cruz (MDB), o qual justifica ter criado uma comissão especial com o intuito de respaldar os pareceres aos projetos do Executivo, em caráter de urgência, devido à “omissão” dos líderes das legendas de oposição em indicar seus pares para compor as comissões. Segundo Aero, esse detalhe estaria dificultando a agilização dos trabalhos da Mesa em colocar os projetos em plenário.

Mas Gilmar mostrou um documento protocolado no dia 9 de fevereiro junto à presidência da Casa, confirmado que os líderes dos partidos apresentaram as indicações dos vereadores que iriam compor as comissões.

Sem demonstrar nenhuma surpresa pelas palavras de Gilmar, o presidente Aero afirmou que o oposicionista não reconhece esse e nem os projetos anteriores, desde o momento em que judicializou o processo das comissões. Disse também que “não são um, dois ou três que vão prejudicar a pauta desta Casa”, alfinetou. “Caso achem que está errado, judicializem. O fórum fica a 50 metros daqui. Iremos responder dentro do Regimento Interno e da Lei Orgânica”, completou.

Na principal cidade do Sertão esse embate no legislativo é constante. A matéria do Executivo analisada na sessão de ontem (23), em regime de urgência, propõe uma reestruturação da Guarda Civil Municipal (GCM), incluindo a criação de uma corregedoria e alterando o serviço de ouvidoria na instituição. Mesmo com a celeuma, o projeto recebeu 15 votos favoráveis em primeira votação e 16 na segunda votação, com respaldo em peso dos governistas. Na política, mais é mais.

O vereador e o carnaval I

Em Paulista, na Região Metropolitana, o que se comenta é o caso do ex-vereador Iranildo Domício de Lima, de 53 anos, que teria esfaqueado um homem durante uma briga de trânsito, na noite da quarta-feira de Cinzas. Segundo a Polícia Militar, após o crime, moradores revoltados espancaram o ex-parlamentar, que está internado.

O vereador e o carnaval II

O presidente da Câmara de Vereadores de João Alfredo (Agreste), também se envolveu em uma confusão durante o carnaval. Walque Dutra (PSB) afirma que tentou defender um homem agredido em um bloco de carnaval, desferiu socos em um segurança e desmaiou após levar golpes de cassetete e ser atingido por spray de pimenta.

Os tratores

A prefeita de Trindade (Sertão do Araripe), Helbinha Rodrigues (PSL), comemorou com o seu grupo de vereadores a chegada de duas retroescavadeiras e um trator todo equipado com reboque e grades. Os equipamentos vão atender a demanda da zona rural. “Por meio dessa ação, conseguimos beneficiar produtores rurais no preparo de suas terras e também na melhoria da infraestrutura do interior. No que depender da gente, o trabalho não só continua, com também avança”, comentou o deputado federal Fernando Filho (UB), que levou os equipamentos.

Veja também

Isenção do IR e taxação de "super-ricos" devem ser propostas em projeto amplo de reforma do Imposto
Taxação

Isenção do IR e taxação de "super-ricos" devem ser propostas em projeto amplo de reforma do Imposto

Ministro do STJ concede liberdade a influenciador ao ex-BBB Nego Di

Ministro do STJ concede liberdade a influenciador ao ex-BBB Nego Di

Newsletter