Sumiço de tonelada de milho gera dor de cabeça em Santa Cruz do Capibaribe
O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PP), acordou no primeiro dia da semana com uma bronca para resolver, jogada em seu colo pelo ex-vereador Ernesto Maia. Ele denunciou em uma emissora de rádio local o sumiço de uma tonelada de sementes de milho que deveria ser doado aos agricultores do município.
E o vereador sabe o endereço de onde foi parar o produto. Segundo ele, a carga de milho deveria ter ido para o depósito do IPA no município, mas acabou em depósito da prefeitura.
“Não foi 1 kg de milho, foi uma tonelada. vocês têm dimensão do que é mil quilos? É uma coisa tão absurda que a gente fica se perguntando: ‘como é que pode sumir mil quilos?’. Eu conversei com pessoas que pegavam mercadoria no IPA e normalmente eles contam a mercadoria que estão trazendo. O caminhão que vai buscar é pesado sem a mercadoria e, quando está saindo, tem uma nova pesagem”, explicou Ernesto.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Santa Cruz, Marcelo Cumaru, trouxe outra novidade para o caso quando afirmou que deveria chegar ao município uma carga com sete toneladas de milho, mas só chegou seis mil quilos no caminhão.
“A gente foi buscar seis toneladas de milho. Chegando lá, pagamos umas pessoas por fora para carregar o caminhão. Lá disseram que não seriam seis mil quilos, mas sete mil quilos. A carga chegou em Santa Cruz no dia 28 à noite. No dia 29 era feriado, entrou o recesso do final de ano e esse milho foi para a Central de Abastecimento, que tem câmeras de monitoramento. Nós só entregamos esse milho ao IPA no fim de janeiro, quando fomos procurados”, disse o secretário.
O certo é que ninguém sabe onde foi parar a tonelada de milho que sumiu. O prefeito mandou apurar o caso.
Abraçou a luta
Quem cumpriu agenda em Petrolina no último final de semana foi a deputada estadual do PSOL de Pernambuco, Dani Portela. Entre os vários compromissos, a parlamentar participou de uma plenária municipal da legenda, no sábado (25). Na ocasião, Dani reforçou seu compromisso em lutar pela retomada das obras de paralisação da PE-630, que corta seis municípios sertanejos e está em péssimas condições de trafegabilidade há décadas. A deputada afirmou que fará um pronunciamento na Assembleia Legislativa (Alepe) sobre essa demanda.
Assumiu o risco
A 2ª Promotoria de Justiça de Itamaracá, ofereceu denúncia na Vara Única da Comarca, contra o vereador do município Edielson Bezerra Lins (MDB), o Diel, por homicídio qualificado. Pesa contra ele a acusação de ter provocado a morte do motociclista Dênio José de Melo Júnior. Conforme a denúncia, Diel estava embriagado, assumindo o risco de causar algum acidente, e conduziu o seu veículo em velocidade superior à permitida, atingindo a vítima de frente, quando tentou uma manobra de ultrapassagem que levou o carro à contramão.
Vandalismo em Gravatá
No Agreste, o município de Gravatá registrou um ato de vandalismo contra o posto de saúde da comunidade rural de Mandacaru. Dois homens, armados, renderam o vigilante do posto e promoveram um ‘quebra-quebra’. Indignado, o prefeito Joselito Gomes se pronunciou, afirmando achar “estranho” que nada foi levado pelos marginais. Ele informou ainda que a polícia já está apurando o caso.