Tabira acirra disputa pela presidência da Câmara
A Câmara de Vereadores de Tabira, Sertão do Pajeú pernambucano, está prestes a viver mais um capítulo de sua já tão movimentada história política. Com a chegada do novo ano, o município se prepara para eleger seu presidente da Casa, cargo de destaque na política local. E, como em toda boa eleição, os bastidores estão a mil por hora, com as alianças, apoios e surpresas que podem definir o final.
A Chapa 1, que representa o futuro grupo governista, foi anunciada com grande antecedência, em um movimento político estratégico. Liderada por Socorro Veras (PT), candidata à presidência, a chapa tem ainda Adelmo das Antenas (PSDB) como 1º secretário e Bebé de Aldo (Solidariedade) na 2ª secretaria. Com o apoio de sete vereadores, o movimento indica se tratar da grande favorita, com a maioria dos votos já garantidos.
Com registro posterior, a Chapa 2 possui como composição a vereadora eleita Estefany de Júnior (PSDB), candidata à presidência, Marcos de Judite (PP), concorrente ao cargo de primeiro secretário e Maria Helena (PP) segunda secretária. A chapa, apesar de não ter a vantagem numérica de apoio, representa uma oposição que pretende vencer a disputa pela liderança da Casa.
Em clima de expectativa as Chapas em disputa seguem articulando e consolidando apoio para concretização do objetivo no cenário político da cidade.
Opoio
Em Carpina, Mata Norte de Pernambuco, a prefeita eleita Eduarda Gouveia (PODE), e o deputado estadual Gustavo Gouveia (Solidariedade), reafirmaram seu compromisso após declarar apoio ao vereador eleito Júnior de Salete (Republicanos) como candidato à presidência da Câmara de Vereadores do município. A decisão, segundo os aliados, reafirma o comprometimento com o município e o compromisso com um Legislativo atuante e alinhado às demandas da população.
Posse
Com solenidade aberta a toda população, a cerimônia de posse para o mandato 2025-2028, do prefeito, vice-prefeito e vereadores de Salgueiro, Sertão Central pernambucano, acontecerá na próxima quarta-feira, 1° de janeiro, a partir das 16h, na Praça da Bomba. Na ocasião, também será realizada a Eleição da Mesa Diretora da Casa Legislativa para o Biênio 2025-2026. Eleitos com a maior votação majoritária da história do município, Fabinho Lisandro (PRD) e Emmanuel Sampaio (REP), após serem empossados, seguirão em cortejo até a prefeitura onde devem receber as chaves da sede do Poder Executivo Municipal, iniciando uma nova administração pública municipal.