Tacaimbó vai viver primeira eleição proporcional de Pernambuco
O município de Tacaimbó, no Agreste pernambucano, vai voltar às urnas neste domingo (3) para uma nova eleição para vereador. Vinte e seis candidatos vão disputar as nove vagas no Legislativo local. Essa será a primeira vez que vai acontecer uma eleição suplementar proporcional em todo o Estado.
Toda a chapa proporcional do PSB e do PT foi cassada, depois de evidentes indícios de fraude à cota de gênero, e por isso o novo pleito foi marcado. Com 10.414 eleitores aptos a votar, o município contará com 25 seções eleitorais e sete locais de votação. Os vereadores e vereadoras que forem eleitos neste pleito suplementar cumprirão o restante da atual legislatura.
A eleição vai acontecer porque cinco dos nove eleitos para a casa legislativa tiveram seus mandatos cassados, e assim foi anulada mais da metade dos votos válidos, o que forçou a eleição para a câmara inteira.
Os vereadores cassados pelo PSB foram Fagno José de França e Edvaldo José de Macedo. Pelo PT os cassados foram Givanildo João da Silva, Mardones dos Santos Quaresma e Nadilson Nunes da Silva.
O eleitorado apto a votar, de acordo com a resolução, é o inscrito no cadastro eleitoral do município até o dia 5 de abril passado, data que marca 151 dias antes do pleito.
Água de graça
O deputado estadual Romero Albuquerque (União) quer obrigar, através de projeto de lei, a disponibilização gratuita de água filtrada em estabelecimentos como restaurantes, bares, lanchonetes e casas de show em Pernambuco. O parlamentar sugere que essa prática, chamada de “Água da Casa”, já existe em várias regiões, inclusive fora do Brasil, e considera a relevância vital da água, contribuindo para reduzir despesas desnecessárias dos consumidores e para minimizar o impacto ambiental causado pelo uso de plásticos.
Criticou
A deputada estadual Dani Portela (PSOL) criticou o Governo de Pernambuco em relação ao programa Juntos pela Educação, lançado em junho, mas que ainda não consultou a comunidade escolar sobre as principais carências da rede de ensino. “Isso é uma coisa que me surpreendeu muito, porque é uma campanha estadual, é o plano de governo para a Educação em Pernambuco, que está aparecendo em todas as propagandas televisivas e outdoors, mas a gente não sabe que proposta é essa”, disparou, durante discurso na Alepe esta semana.
Contas aprovadas
Os vereadores de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco) votaram e aprovaram na última quarta-feira (30) as contas dos exercícios financeiros referentes aos anos de 2020 e 2016, respectivamente, do atual prefeito Vilmar Cappellaro e do ex-prefeito Dhoni Amorim. Por 11 votos a zero, os dois pareceres prévios da Comissão de Justiça, Obras e Orçamento da Câmara de Vereadores, presidida por Rosa Farias, em relação às contas de Cappellaro e Dhoni, além dos Decretos nº 05 e 06, foram aprovados.
Membro
O nome do prefeito de Caruaru (Agreste), Rodrigo Pinheiro não apareceu com destaque na chapa provisória do diretório municipal do PSDB do seu município. Está apenas como membro. Integrante da chapa estadual do PSDB, o assessor especial da Casa Civil de Pernambuco, Rubens Júnior disse que a montagem da chapa provisória serve apenas para referendar a convenção definitiva, que será marcada em até 15 dias. Vamos ver se nessa hora o nome do prefeito terá mais destaque.